Sapadores dão salto tecnológico e melhoram resposta operacional
A Companhia de Bombeiros Sapadores (CBS) de Coimbra apresentou ontem a nova Central de Alerta e Comunicações, que representa um «salto tecnológico» na gestão interna, em tudo o que é inerente a um quartel, mas também na atividade operacional, agora com transmissão de informações cruciais e em tempo real a operacionais no terreno, melhorando os tempos de resposta.
Agora com quatro postos de trabalho, mais dois do que a anterior, a nova central «traz melhorias de condições de trabalho para os operacionais, com ferramentas tecnológicas que dão apoio à decisão e ao comando, o que é extremamente importante», destacou Paulo Palrilha, com o comandante dos Sapadores a realçar também que foram desenvolvidas aplicações informáticas de apoio à decisão. Na central, a estrutura de comando ou um chefe de assistência podem acompanhar uma ocorrência em permanência.
Nova central traz melhorias significativas na transmissão de informação em situações de socorro e emergência
A central, desenvolvida com a participação e apoio dos Sapadores, funciona também como elo de ligação entre os Sapadores e outras entidades, como PSP, GNR, INEM e Comando Sub-Regional de Coimbra da ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), «garantindo um trabalho conjunto e coordenado e facilitando a mobilização de reforços sempre que necessário», assinala a Câmara de Coimbra.
«Não há programas dispersos», mas um programa específico para um corpo de bombeiros, sublinhou Paulo Palrilha, perante um sistema que assegura comunicações externas e internas, sem falhas que possam comprometer situações de socorro.
"O salto tecnológico era necessário", realçou José Manuel Silva
Futuramente, vão ser instalados novos programas com aplicações que permitem, através de sistemas de georreferenciação, acompanhar a movimentação das viaturas e até de operacionais, otimizando desta forma o tempo de resposta.
O processo de modernização englobou, entre outras intervenções, remodelação da instalação elétrica e iluminação, nova central telefónica e ligação interna de comunicações com fibra ótica, computadores e monitores, instalação do programa de gestão de ocorrências GESCORP e de aplicações, quatro televisores e outros LCD de informação.