IPC promove inclusão de diplomados com deficiência
O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) celebrou um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Direção-Geral do Ensino Superior, juntamente com outras 20 instituições de ensino superior, para a implementação do Projeto Valor T IES, dando assim «mais um passo importante para a promoção da inclusão dos diplomados com deficiência no mercado de trabalho».
Segundo uma nota informativa do IPC, o projeto visa o desenvolvimento de uma rede colaborativa de apoio à transição para o mercado de trabalho dos diplomados do ensino superior com deficiência.
Jorge Conde destacou a propósito deste protocolo o compromisso “contínuo” do IPC com a inclusão. «Temos procurado ser uma instituição onde a diferença seja vista como uma mais-valia e não como um problema. Proporcionar formação e inclusão no mercado de trabalho a pessoas com deficiência deve ser normal e é assim que o vemos», frisou o presidente do Politécnico de Coimbra.
De acordo com o comunicado, a iniciativa pretende «ampliar as perspetivas profissionais de pessoas com deficiência e também fortalecer o tecido social e económico do país, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência».