![P24 Santana Lopes No Congresso Do Psd T](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2024/10/P24-santana-lopes-no-congresso-do-psd_t.webp)
PSD aprova apoio à recandidatura de Santana Lopes na Figueira da Foz
A Comissão Política Nacional (CPN) do PSD aprovou o apoio à recandidatura do ex-líder do partido Pedro Santana Lopes à Câmara Municipal da Figueira da Foz.
A direção do PSD homologou 57 candidatos a câmaras municipais, informou hoje o partido, em comunicado.
«Destas escolhas, destaque para o regresso de Pedro Santana Lopes a candidaturas do PSD, num sinal claro de unidade e agregação. O PSD privilegia a escolha dos melhores candidatos e projetos em cada localidade», adianta o partido.
Esta será a primeira vez que Pedro Santana Lopes concorrerá com o apoio do PSD desde que deixou o partido em 2018, depois de o ter liderado entre 2004 e 2005, altura em que foi também primeiro-ministro.
A CPN é o órgão que, no PSD, tem a competência estatutária para homologar candidaturas aprovadas pelas distritais e propostas pelas concelhias.
O antigo primeiro-ministro Santana Lopes governa o município figueirense desde 2021, pela segunda vez, depois de ter sido presidente de Câmara duas décadas antes, entre 1997 e 2001.
Nas últimas autárquicas, foi eleito como independente sem maioria absoluta, mas um acordo com o então líder local do PSD, Ricardo Silva, único vereador social-democrata na Câmara da Figueira da Foz, garantiu a maioria ao executivo da FAP a partir de junho de 2023.
O PSD já definiu como objetivo tornar-se «a força política mais representativa do país» nas eleições que decorrerão em setembro/outubro de 2025, meta que foi repetida pelo líder do partido, Luís Montenegro, no Conselho Nacional de janeiro.