
Portal VisitGuarda criado para promover “território enigmático e magnífico”
Alavancar o turismo de “um território enigmático e magnífico” e atrair mais visitantes para “dinamizar a economia local” são os objetivos do portal VisitGuarda, apresentado hoje pela Câmara da Guarda.
Disponível em www.visitguarda.pt, o novo sítio da Internet de promoção turística da ‘cidade mais alta’ contém informação sobre o património histórico e natural do concelho, cultura, tradições, produtos endógenos, artesanato e diferentes roteiros, com destaque para os Passadiços do Mondego.
A restauração, a gastronomia, o vinho da Beira Interior e o alojamento têm secções próprias, tal como os produtores e artesãos locais, a agenda cultural e de eventos do município.
“É um portal inovador para afirmar a Guarda como destino excelência e para promover as experiências únicas que o nosso concelho oferece”, disse o presidente do município.
Sérgio Costa sublinhou que o turismo tem de ser “cada vez mais um motor da economia da Guarda”, sendo que o novo portal vai contribuir para dar “mais visibilidade aos nossos empresários, artesãos e produtores”.
Com o VisitGuarda, o autarca ambiciona também atrair mais visitantes: “Queremos chamar mais turistas para o nosso território, onde pretendemos que fiquem mais tempo e que regressem, mas também queremos que promovam a Guarda lá fora e tragam mais visitantes”, assumiu o autarca independente.
Presente na sessão, Jorge Sampaio, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro, realçou a importância do projeto ao considerar que esta ferramenta vai “ajudar a mostrar que o turismo não é só Lisboa, Porto ou o Algarve, é também a Guarda”.
“Vai ser importante para combater um preconceito que temos desta coisa da interioridade e do interior. Ora, no turismo não há interior, há diferenciação”, afirmou. Para Jorge Sampaio, “a vantagem está nos territórios que se diferenciam dos outros e a Guarda, que fica a hora e meia do mar, tem hoje uma grande centralidade para o turismo da região Centro”. O responsável lembrou ainda que o turismo é de “enorme importância” para a economia do país, mas sublinhou que “a grande preocupação, o principal desafio dos próximos anos, é distribuir melhor os turistas e quem nos visita pelo país todo”.
O portal VisitGuarda foi concebido pela empresa especializada Loba, sediada na Guarda, com conteúdos elaborados pelos técnicos da Câmara Municipal. Além do português, o site disponibiliza informação em espanhol, francês e inglês.