
Estudantes de Biologia lançam "Concurso Jorge Paiva (Universidade de Coimbra)"
O Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica de Coimbra (NEB/AAC) anunciou a “Homenagem a Jorge Paiva”, uma iniciativa que, tal
como o nome indica, surge no sentido de homenagear um dos mais ilustres Botânicos na Universidade de Coimbra e do mundo, o professor Jorge Paiva.
No final do ano de 2024, o professor Jorge Paiva distribuiu um último Postal de Natal “Ambiente e Desilusão”. Um postal onde se descreve como desiludido com o facto de ter dedicado toda a sua vida profissional para a consciencialização ambiental e não resultar em verdadeiras ações. Neste sentido, enquanto futuros Biólogos e estudantes da Universidade de Coimbra, sentiram-se «responsáveis pelas palavras do professor Jorge Paiva e, por isso, criámos esta iniciativa que incluirá assim três momentos distintos, que serão divulgados ao longo do semestre», esclarecem numa nota hoje divulgada.
A primeira iniciativa desta homenagem consiste no “Concurso Jorge Paiva (Universidade de Coimbra)”, sendo este um Concurso de Projetos para a reabilitação de espaços urbanos, nomeadamente parques/jardins, edifícios, rios, praias, entre outros, no distrito de Coimbra. Este concurso é dirigido a toda a Comunidade da Universidade de Coimbra (Estudantes, docentes, não-docentes e investigadores associados). Estes terão que submeter um projeto escrito que posteriormente terá de ser apresentado e defendido, perante um júri constituído por docentes e investigadores do Departamento de Ciências da Vida. O vencedor do concurso receberá um prémio de 200 euros e será anunciado no dia 24 de maio de 2025.
Com esta iniciativa os estudantes querem mostrar que «enquanto comunidade UC», podem e devem ter «um papel ativo na vida do distrito de Coimbra, de forma a torná-la mais sustentável e protetora do ambiente». «Ambicionamos assim pôr em prática todas as palavras e campanhas de
consciencialização ditas pelo Professor Jorge Paiva ao longo de toda a sua vida, de forma a continuar a sua luta que agora é nossa», concluem na mesma nota.