
Como tirar o máximo partido de um Cartão de Crédito com Cashback?
Sim, isto acontece a quem usa um cartão de crédito com cashback. Com este, todas as suas compras geram um reembolso automático no mês seguinte, permitindo-lhe poupar sem esforço. Uma vantagem extra para quem quer aproveitar ao máximo cada transação!
Comecemos por entender o que é a funcionalidade do cashback e como esta funciona.
O que é Cashback e como funciona?
Cashback ou, em português, algo como "retorno do dinheiro" ou, simplesmente, reembolso, é uma funcionalidade que lhe permite receber de volta, todos os meses, uma parte do valor gasto em compras pagas com o seu cartão de crédito.
A percentagem que irá receber é pré-definida pela entidade emissora do cartão e, regra geral, varia entre 1% e 3%.
Importa sublinhar que, dependendo da instituição financeira, podem existir limites mensais e anuais para a acumulação de cashback, o que exige atenção ao contratar um cartão de crédito com esta funcionalidade.
Para perceber melhor como funciona, vejamos o exemplo do cartão de crédito UNIBANCO.
Este cartão oferece a oportunidade de receber um reembolso de até 200 euros durante os primeiros 12 meses, ou seja, se fizer compras com o cartão:
- entre 100 e 299 euros, acumula 5 euros de cashback mensal;
- entre 300 e 499 euros, a poupança será de 10 euros;
- de valor igual ou superior a 500 euros, receberá 20 euros de volta.
Se todas estas contas lhe parecem complicadas, o UNIBANCO disponibiliza uma calculadora de cashback online que faz o cálculo automaticamente.
Estratégias para maximizar o reembolso
Se costuma fazer compras com o seu cartão de crédito com cashback e quer maximizar o valor recebido, o primeiro passo é criar um plano de compras mensal a pagar com o cartão. Ou seja, agrupe compras de valor suficiente para acumular um cashback mais elevado.
Além disso, use o cartão em compras de maior valor, como por exemplo eletrodomésticos e mobiliário. No entanto, certifique-se de que a entidade emissora do cartão não limita o uso da funcionalidade a lojas parceiras.
Procure também manter um volume de compras regular com o cartão para garantir um reembolso consistente todos os meses.
Por fim, como veremos no ponto seguinte, combine o cashback com outras vantagens do cartão de crédito, promoções e descontos para maximizar a poupança.
Combinar a funcionalidade de cashback com outras promoções
Cartões de crédito com cashback, como o do UNIBANCO, oferecem não só a possibilidade de parcelar pagamentos acima de 150€ em 3 vezes sem juros, caso pague os fracionamentos na totalidade, e usufruir de 20 a 50 dias de crédito sem juros, mas também proporcionam descontos em lojas parceiras.
Ao combinar estas vantagens com a funcionalidade de cashback, garante uma poupança extra.
Por exemplo, poderá poupar ainda mais ao usar o cartão de crédito com cashback durante épocas de campanhas especiais, como Saldos ou Black Friday, com os vários programas de fidelização e cupões oferecidos por várias lojas.
Erros comuns a evitar com a utilização do cartão de crédito com cashback
Uma boa utilização do cartão de crédito com cashback pode garantir-lhe uma poupança considerável. No entanto, se não seguir as boas práticas mencionadas anteriormente, poderá cometer erros que lhe custarão dinheiro.
O primeiro erro é não ler atentamente os termos do contrato. Como referimos, algumas instituições financeiras impõem limites mínimos e máximos ao cashback, o que pode impedir que certas compras contem para o reembolso.
Além disso, podem existir limitações nas lojas onde as compras são elegíveis para a funcionalidade de cashback. Muitas entidades exigem que as compras sejam feitas em lojas parceiras, para que possa receber o seu dinheiro de volta.
Por fim, não ter um plano de compras ou uma estratégia que privilegie o uso do cartão em compras de maior valor pode fazer com que perca oportunidades de acumula