Areaclientedc
Última Hora
Festa Do Queijo Serra Da Estrela Oh
Carnaval Ffoz2
Ab Combustível Jornal Diariocoimbra
Pub

Parlamento quer reavaliação do sistema de saúde dos militares

As proposta têm em vista modificar a forma como os serviços de apoio à saúde militar são aplicados. O objetivo é que se otimizem e garantam uma sustentabilidade para o futuro

O parlamento aprovou hoje dois projetos que recomendam ao Governo o estudo de soluções para garantir a sustentabilidade da Assistência na Doença aos Militares (ADM) e o impacto de uma eventual redução de contribuição para 12 meses.

A resolução do CDS-PP - aprovada com o voto contra de PCP e abstenção do PAN - recomenda ao Governo que faça “um estudo aprofundado sobre o impacto da reforma da ADM realizada em 2005 e apresente um relatório com soluções concretas que garantam a sustentabilidade futura do subsistema e a qualidade dos serviços de saúde a prestar aos militares e às suas famílias”.

Já uma recomendação da IL - aprovada com votos contra de PSD, PCP e abstenções de CDS-PP e PAN – pede ao executivo que avalie o impacto e as condições necessárias para reduzir para 12 meses as contribuições para regimes especiais de assistência à doença, incluindo a ADM, a ADSE (Instituto de Proteção e Assistência na Doença) e a SAD (Serviço de Apoio Domiciliário), que engloba PSP e GNR.

Projetos de lei

Pelo caminho ficaram vários projetos de lei. Chega e PAN defendiam que os beneficiários da ADM apenas descontassem 12 meses ao invés dos atuais 14 e BE e PCP também, mas com diferenças: os bloquistas queriam que esta redução se aplicasse não apenas à ADM mas também à SAD, e os comunistas pretendiam que estender esta redução à ADSE, e ainda diminuir a contribuição mensal dos beneficiários destes três subsistemas dos atuais 3,5 para 2%.

Fevereiro 28, 2025 . 13:50

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right