
Festival Santos da Casa continua a mostrar talento português
O programa “Santos da Casa”, da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), vai para o ar todos os dias em 107.9 FM há 33 anos e há 27 anos nasceu o Festival Santos da Casa para levar para fora do estúdio os músicos e bandas que fazem parte do programa.
«Sempre que possível apadrinhamos o nascimento de novas bandas e apresentamos novos espaços para a realização de concertos, debates e outras atividades», explicam os dois locutores, Nuno Ávila e Fausto da Silva, em nota de imprensa enviada.
Um dos propósitos do programa radiofónico e do festival é dar a conhecer artistas emergentes e bandas de música portuguesa que, habitualmente, se afastam do mainstream.
«Continuamos com a intenção de provar a todos que existem boas bandas para ver e ouvir», confessam. Por isso, o Festival Santos da Casa continua a dar a oportunidade a músicos e a bandas de se darem a conhecer ao público. «Existem por aí muitas bandas a valerem este nosso esforço», assumem. Aliás, há músicos e bandas que deram os seus primeiros passos no festival, um palco de oportunidade para atuarem em salas e espaços conhecidos da cidade.
Até maio estão programadas atuações que já arrancaram na passada sexta-feira no Salão Brazil com mARCIANO e no Pinga Amor com um Dj Set de Nuno Ávila.
Na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, vai ser de festa na Casa das Artes Bissaya Barreto com um concerto de Tomé Silva, a quem se junta um DJ da RUC. No dia 14 de abril o festival acolhe um concerto no Corredor RUC, dentro das próprias instalações da rádio. O concerto de Ritos e Mitos de Dionísio começa pelas 18h00.
O Café Concerto no Convento também recebe um concerto no dia 15 de abril e outro no dia 13 de maio, dia em que se encerra mais um festival Santos da Casa. Nesse dia, assinala-se a edição 200 do Café Curto e Fausto da Silva vai celebrar os 42 anos de atividade radiofónica. A programação completa pode ser consultada nas redes sociais do Festival Santos da Casa.