
“Deseja-se Fernanda!” estreia-se nos palcos do Teatrão
No Dia Mundial do Teatro, celebrado hoje, o espetáculo “Deseja-se Fernanda!” será apresentado na Sala Grande da Oficina Municipal do Teatro, pelas 21h30. A peça foi uma coprodução da companhia lisboeta Escola de Mulheres e do São Luiz Teatro Municipal.
Será um «espetáculo-homenagem-celebração» centrado em Fernanda Lapa, uma das mais ilustres figuras do teatro português que partiu em 2020. Para além de atriz, foi ainda encenadora, ativista, pedagoga, mulher e mãe, como a Escola de Mulheres relembra. A companhia lisboeta foi fundada por Fernanda Lapa, juntamente com Cucha Carvalheiro, Isabel Medina, Marta Lapa, Cristina Carvalhal, Aida Soutullo e Conceição Cabrita, em 1995.
A celebração dos 30 anos de fundação da companhia e os cinco anos do falecimento da atriz levaram a esta encenação
Neste trabalho será possível ver um texto de Ana Lázaro, que lança um «olhar particular» sobre a vida e obra de Fernanda Lapa, juntando a si uma dramaturgia que une personagens do seu reportório encenado com personagens reais que se cruzaram com a artista na sua vida pessoal. Ana Lázaro analisou cuidadosamente um «extenso trabalho de entrevistas» sobre quem Fernanda conheceu ou teve a possibilidade de trabalhar com ela.
A sessão decorrerá pelas 21h30 (entrada às 21h00) e está, até ao momento, esgotada, contando ainda com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Associados ao espetáculo estão os seguintes nomes:
Atrás da Cortina:
- Cucha Carvalheiro (direção)
- Ana Vaz (cenografia e figurinos)
- Nuno Vieira de Almeida (piano)
- Paulo Santos (desenho de luz)
Em palco:
- Ana Sampaio e Maia
- Carla Bolito
- Luís Gaspar
- Margarida Cardeal
- Marta Lapa