
Engenharia mais atrativa com mais oferta e formação
Isabel Pestana da Lança voltou a tomar posse do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros Região Centro (OERC).
Após três anos de mandato a dirigente refletiu nos desafios ultrapassados e prepara-se para “agarrar” novos objetivo que, no último mandato, se destacaram como de resolução crucial.
«[Queremos] pugnar pela dignificação, reconhecimento e valorização da profissão e igualdade de género na Engenharia», são estes os principais pilares que vão marcar a rota da OERC no próximo triénio, segundo Isabel Pestana.
Como método de trabalho para consolidar a relevância da Engenharia e a sua “luta” para encontrar novos desafios, a nível nacional e regional, realizar-se-á, em setembro deste ano, o segundo encontro transfronteiriço com Espanha. Irá decorrer em Coimbra e contará com a presença do Colégio de Caminhos Portos e Canais da Estremadura, o Colégio de Castela e o Colégio de Leão. Esta junção de conhecimentos prevê-se trazer inovação e debate sobre a área.
Conselho Diretivo quer marcar mandato por mudanças "palpáveis" para os seus profissionais
Em termos de formação, a presidente pretende lutar para que existam mais profissionais da engenharia a dar aulas, fornecendo uma melhor ligação com a área de trabalho, melhorando a capacitação dos estudantes. Haverá, também, uma aposta na atualização de valências, porque «das cinco novas especialidades (Aeronáutica e Aeroespacial; Alimentar; Biomédica; Gestão Industrial; Segurança e Qualidade) apenas existe uma em Coimbra [Engenharia Alimentar]. Aumentar a oferta será um dos nossos desafios», afirma Isabel Pestana.
Será ainda feito um esforço para criar a «Carreira de Engenheiros na Administração Pública», que ficou «diluída» após a implementação da Lei nº35/2014, que extinguiu a carreira de técnico superior de engenharia.
Os trabalhos deste mandato vão, assim, tentar trazer competências e responsabilidades de volta aos engenheiros, que atuam num «território diferenciado e com acentuadas assimetrias» onde é necessária uma «abordagem completa».