
Feira do Livro presta tributo a Luís de Camões
Uma visita cultural a Pombeiro da Beira, na companhia da escritora Isabel Stilwell, que terá lugar amanhã, pelas 16h30, é a grande novidade da 30.ª edição da Feira do Livro de Arganil, que iniciou ontem no multiusos da cerâmica Arganilense, contando com a presença de três distribuidoras e dois alfarrabistas que têm à disposição inúmeros livros a preços convidativos.
O evento, que presta tributo aos 500 anos de nascimento de Luís de Camões, decorre até ao próximo sábado e contempla um vasto programa, desde apresentações de livros (um deles é precisamente da escritora Isabel Stilwell), palestras, sessões de contos, culminando com um Concerto de Primavera, pela Filarmónica de Arganil, sábado, às 21h30.
O programa é efetivamente «variado», como sublinhava, Luís Paulo Costa, na inauguração do certame. «O objetivo é atrair e envolver pessoas de todas as idades», referiu, a propósito do tema do evento, que na Quinta do Mosteiro, em Folques, «esteve, na biblioteca, uma primeira edição dos Lusíadas, que foi roubada, alguém a deixou fugir, enquanto as obras aí eram realizadas».
Frisando que a feira do livro é «um acontecimento relevante para a promoção da leitura e da cultura do concelho», o autarca congratulou-se com o facto de os alunos das escolas do concelho visitarem este certame, até porque, secundou «estamos numa fase em que o livro é cada vez mais desvalorizado, é menos utilizado» e «os meios digitais estão na ordem do dia». Mas, defendeu, «está demonstrado, nos estudos internacionais feitos sobre a matéria, que é muito importante preservar o hábito da leitura em papel». E nesse sentido «reforçar o livro, a leitura, é algo que continuaremos a fazer», defendeu.
Aludindo aos livros, Luís Paulo Costa, elencou alguns autores que estarão presentes no evento, como Isabel Stilwell, «destacada escritora, com muitos romances históricos publicados», passando pelo «contador de histórias Jorge Serafim» ou Rita Marnoto, «com uma conferência dedicada a Camões». Além da oferta livreira, a Feira do Livro inclui momentos culturais «significativos», relacionados com a cultura, em geral, como é o caso da participação, num concerto de encerramento, da Filarmónica Arganilense e do Rancho Folclórico da Região de Arganil.
O autarca agradeceu ainda o envolvimento do Agrupamento de Escolas e da Biblioteca Municipal Miguel Torga, incluindo as bibliotecas escolares, na organização da iniciativa. O programa da Feira do Livro pode ser consultado no site do Município de Arganil.