Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub

“Viva quem canta” é “ode” à música portuguesa pelos seniores

Projeto culmina a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, com apresentação do trabalho desenvolvido.

Cerca de três dezenas de seniores – utentes do Centro de Dia do Centro Social Sanctus Petrus e do Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Tavarede – deram recentemente início, a título experimental, ao “Viva quem Canta”, um projeto que promove a saúde, o envelhecimento ativo e combate o isolamento social, tendo como ponto de partida a música portuguesa. E depois deste arranque experimental, o “Viva quem Canta” vai continuar com mais sete meses de vigência do projeto e muitos encontros que vão culminar a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, com uma apresentação pública do trabalho desenvolvido durante os meses de trabalho com a comunidade sénior do concelho.

“Viva quem Canta” insere-se no projeto de mediação de públicos promovido pelo Centro de Artes e Espectáculos (CAE) em estreita relação com a Divisão de Assuntos Sociais e Saúde do Município da Figueira da Foz. Assente na base científica que comprova ganhos do canto para a saúde mental e funções cognitivas, o “Viva quem Canta” visa proporcionar aos participantes - comunidades seniores dos Centros de Dia do Município da Figueira da Foz – momentos de fruição com um caráter didático e pedagógico, na busca do desenvolvimento de competências musicais, numa simbiose perfeita que permite a fruição através da música.

«Assume-se como uma ode à cultura musical portuguesa, ao revisitar músicas icónicas e contemporâneas do repertório nacional, associadas a grupos e artistas que marcaram gerações e que a memória tende a perdurar», refere, em comunicado, a Câmara da Figueira da Foz.

Os ensaios são levados a cabo pelo maestro Vítor Ferreira e pela professora de música Rita Ruivo. De resto, o Município da Figueira da Foz salienta que o projeto tem apoio e acompanhamento de profissionais credenciados do meio artístico - professores de canto, maestros e músicos – numa iniciativa que envolve diversas dinâmicas: ginástica respiratória, aquecimento motor e vocal, afinação, definição de timbres, texturas musicais, reprodução de reportório, socialização e interação musical.

Abril 5, 2025 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right