Última Hora

Subscreva a partir de 10€

Tenha acesso a conteúdo exclusivo e um novo espaço desenhado a pensar na sua experiência.

Pub

Dez anos ESA BIC: do espaço para a Terra a partir de Coimbra

Nestes 10 anos, que se assinalam durante o Coimbra Invest Summit, já foram apoiadas a partir do programa um total de 62 empresas que no ano passado faturaram mais de 6,4 milhões de euros

Foi há precisamente uma década que a ESA (European Space Agency), a Agência Espacial Europeia, entrava no espaço geográfico de Coimbra, mais precisamente no Instituto Pedro Nunes (IPN) onde nascia o Programa ESA BIC (Business Incubation Center), que pretende oferecer suporte técnico, empresarial e financeiro a startups que utilizam tecnologia espacial para aplicações terrestres. “De Coimbra para o espaço” até pode parecer uma afirmação ousada, mas Jorge Pimenta reconhece-a como «verdadeira».

«O programa tem 10 anos em Portugal e nós já temos muitos exemplos de como é que, a partir de Coimbra, empresas e empreendedores, conseguem criar produtos e serviços que, utilizando as tecnologias geradas para a exploração espacial, conseguem levar novos mundos ao mundo e é de Coimbra para o espaço e do espaço para Coimbra, sem dúvida», diz o diretor de inovação do IPN.

Nestes 10 anos, que se assinalam durante o Coimbra Invest Summit (que elegeu o setor espacial como um dos clusters do evento), já foram apoiadas a partir do programa um total de 62 empresas. «São startups que nasceram com o intuito de criar novos produtos e que no ano passado já faturaram mais de 6,4 milhões de euros», revela Jorge Pimenta, frisando que se tratam de empresas que exportam a maioria do seu produto, o que permite deixar já uma «pequena pegada neste ecossistema». «Obviamente que estamos a falar de startups que precisam do seu tempo de crescimento, de maturação, mas eu tenho a certeza que nos próximos dez anos vamos ter muitos mais sucessos», diz, frisando que o programa não pretende tanto a criação de produto para o espaço, mas a aplicação do produto do espaço no dia-a-dia da Terra. E, frisa ainda, são tantos os exemplos da aplicação da tecnologia do espaço na Terra, desde logo «o simples facto de estarmos a receber informações do outro lado do mundo».

«Os satélites ajudam-nos a ter uma vida melhor aqui em baixo», afirma o diretor de inovação, frisando que esse é também um dos objetivos das comemorações dos 10 anos do ESA BIC no Coimbra Invest Summit. «Quem olhar ainda com alguma distância destas tecnologias que entenda o que é que elas proporcionam, o que podem fazer pelos negócios e pelas empresas», diz, desejando nestes dias poder «inspirar mais pessoas a que possam lançar novos negócios».

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right