Eugin ajuda mulheres a serem mães a partir de Coimbra
Certo dia, numa reportagem, alguém falava da Eugin como “Clínica dos Sonhos Possíveis”. «Acho que é uma expressão muito feliz», diz Teresa Almeida Santos, coordenadora científica da Eugin, que pertence a um grupo internacional de clínicas de fertilidade que escolheu Coimbra para se instalar e a partir daqui ir à conquista do país e até de outros países. Na Eugin, portanto, ajuda-se naquele que pode ser o primeiro passo para a constituição de uma família, ajudam-se mães a concretizar o sonho de o serem.
«Temos todas as técnicas de reprodução medicamente assistida in-house e com isso ajudamos, de facto, a ter um filho aquelas pessoas que por condições de doença ou pela sua própria opção não têm forma de o ser», explica Teresa Almeida Santos, escolhida para liderar este projeto que fez questão que tivesse início em Portugal a partir de Coimbra e que fosse inaugurado a 4 de julho, Dia da Cidade.
«Comigo tinha de começar em Coimbra, depois até pode crescer e temos intenção disso», explica, destacando que Coimbra é também a marca que pretende associar à Eugin. «E queremos ser embaixadores de Coimbra no estrangeiro», diz ainda, não escondendo que entre os objetivos está atrair mulheres estrangeiras, eventualmente de França, onde «não há resposta para este tipo de pacientes e já começa a haver algum turismo reprodutivo».
Nesta altura, e com pouco mais de um ano de funcionamento, a Eugin conseguiu já ajudar a nascer dois bebés com recurso à reprodução medicamente assistida, mas «há muitas mais gravidezes em curso». «Esperamos dentro de pouco tempo poder reunir já uma boa dezena de bebés para mostrar aquilo que queremos fazer, que é tornar as pessoas mais felizes e ajudá-las na concretizações», explica, admitindo que é também esse o objetivo da presença da Eugin no Coimbra Invest Summit, onde a clínica localizada em Montes Claros, com 25 anos de experiência e presente em 11 países se vai dar a conhecer, apelando à escolha da clínica de Coimbra, onde «conforto, privacidade e tranquilidade» são palavras de ordem. «Aqui é a equipa de saúde que se vai dirigir ao local onde está o paciente», num processo que assegura «total privacidade».