Bispo de Aveiro pede mobilização por um mundo melhor
O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro deixou hoje uma mensagem de esperança e confiança na capacidade das comunidades afetadas duramente pelos recentes incêndios para contribuírem para «a construção de um mundo melhor».
Na eucaristia de sufrágio pelas almas dos que perderam a vida e de oração pelos que sofreram mais com o flagelo das chamas, realizada em Albergaria-a-Velha, no Santuário de Nossa Senhora do Socorro, o prelado evocou as perdas substanciais no território albergariense, o que teve mais vítimas, e também saudou «o esforço» dos agentes de proteção civil e autoridades que se empenharam no combate às chamas.
«Temos fé que a mudança é possível», afirmou no início da missa, pedindo que os corações se abram, «em Jesus», para «abraçar os que sofrem». O bispo manifestou ainda a convicção de que «a regeneração do meio ambiente é possível, com outras regras e com outros meios».
Na sua homilia, D. António Moiteiro centrou o discurso na capacidade humana de «vencer o mal com o bem». Disse que os fiéis devem pedir, «ao Senhor da Vida», que «tenha no seu seio» os que partiram e que dê «força, luz e coragem aos vivos para lutar contra o mal - mesmo contra as condições adversas da natureza». Garantiu que «é possível» vencer as alterações climáticas.
Vincando que «fazer o bem» é «compromisso» ao alcance de cada ser humano - «mesmo por quem não é dos nossos», ou seja, por quem não é cristão -, o bispo de Aveiro salientou que, nos concelhos afetados, no distrito e no país, é necessário «dar as mãos» e trilhar um caminho de «serviço aos outros». D. António Moiteiro sublinhou que só assim poderá nascer o desejado «mundo melhor». |