Coimbra celebra reconhecimento de “Canto a Vozes de Mulheres” como património imaterial
A Associação de Canto e Vozes – Fala Mulheres e a Câmara de Coimbra realizam nos dias 12 e 13 o 1.º Encontro Nacional de Canto a Vozes, que inclui miniconcertos a decorrer na Baixa, um concerto e oficinas de canto polifónico no Convento São Francisco.
O objetivo deste evento é, de acordo com a autarquia, «celebrar a inscrição do canto polifónico a três ou mais vozes, interpretado formal ou informalmente por mulheres, com o nome "Canto a Vozes de Mulheres", no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial», assim como «assinalar a abertura do processo de candidatura a património de interesse mundial classificado pela UNESCO».
A autarquia recorda que a Associação de Canto e Vozes – Fala Mulheres foi criada em 2020 e dedica-se à defesa e à divulgação do canto polifónico a três ou mais vozes, interpretado formal ou informalmente por mulheres, que a Direção-Geral do Património Cultural inscreveu como "Canto a Vozes de Mulheres” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Durante dois dias, tal será celebrado em Coimbra com vários momentos musicais. No dia 12 de outubro, realizam-se cinco miniconcertos, com início às 16h30 na Baixa da cidade, e a decorrer num percurso que passará pelo Largo do Romal, Largo do Poço, Terreiro da Erva, Praça 8 de Maio e Arco de Almedina. Às 19h00, a Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, acolhe todos os grupos participantes num grande concerto.
O programa inclui, ainda, oficinas de canto polifónico, gratuitas e abertas à população, a decorrer nas manhãs dos dias 12 e 13 de outubro, das 10h00 às 13h00, no Convento São Francisco. A participação nestas oficinas, apesar de gratuita, obriga a inscrição prévia, através do e-mail dircantoavozes@gmail. com ou do telefone 917 400 836.