Última Hora
Festa das latas 2024
Festa das latas 2024 1160x200 patrocinio
Pub

Orçamento do Estado: Pedro Nuno apresentará propostas na especialidade mas sem deturpar orçamento

Líder do PS afirmou que se está no caminho da viabilização do OE

O líder do PS adiantou hoje que não deixará de apresentar propostas na especialidade, desde logo as que já levou ao Governo, mas assegurou que isso será feito com “responsabilidade orçamental” e sem deturpar o Orçamento do Estado.

Na conferência de imprensa para apresentação da contraproposta à do Governo para as negociações do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), Pedro Nuno Santos foi questionado sobre o facto de não haver qualquer referência neste documento às três propostas que tinham anunciado sobre habitação para a classe média, pensões mais baixas e exclusividade de médicos.

Assim, o líder do PS compromete-se a fazer esse trabalho “com grande sentido de responsabilidade orçamental”, sublinhando a importância da fase da especialidade e também o “custo também político relevante para o PS”.

Segundo Pedro Nuno Santos, na contraproposta que o Governo entregou na véspera, estas “não são objetivas o suficiente para que o Partido Socialista possa dizer que elas estão cumpridas”.

“Na leitura e na análise que fazemos elas não estão”, começou por responder.

O secretário-geral do PS ressalvou que sempre disse que estas três propostas sobre habitação, pensões e exclusividade “não tinham o mesmo grau” que têm as medidas do IRC e do IRS Jovem.

“O que quer dizer que nós, na especialidade, reservamos também o direito do Partido Socialista para podermos apresentar algumas propostas neste sentido, mas sempre com um grande sentido de responsabilidade no processo da especialidade”, enfatizou.

Na fase das perguntas dos jornalistas, Pedro Nuno Santos insistiu na ideia de que se está no caminho da viabilização do OE2025, considerando que é preciso “agarrar esta oportunidade” de ter um orçamento e “a estabilidade política garantida com a participação do Partido Socialista”.

“E por isso nós estamos a dar este contributo numa perspetiva muito aberta, positiva e não vemos sinceramente nenhuma razão para que não haja abertura do Governo para aceitar as nossas propostas, nomeadamente no que diz respeito ao IRC”, defendeu.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right