Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Projeto de recolha seletiva de biorresíduos avança na Lousã


Segunda, 05 de Junho de 2023

A APIN - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior vai investir mais de 800 mil euros na implementação de um projeto de recolha seletiva de biorresíduos no concelho da Lousã.
Assinalando o Dia Mundial do Ambiente, foi apresentado hoje na Biblioteca Municipal da Lousã o projeto com o mote “Os Biorresíduos Dão Força à sua Terra”, que espera abranger cerca de 15 mil habitantes e 98% dos alojamentos da freguesia de Gândaras, da União de Freguesias de Foz de Arouce e Casal de Ermio e da União de Freguesias de Lousã e Vilarinho.
Na sessão, com a presença do presidente da APIN, João Miguel Henriques, e do presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, a responsável pela área de resíduos da empresa intermunicipal de ambiente, Elisabete Pinheiro, explicou que o projeto avança numa primeira fase em estabelecimentos de hotelaria e restauração, que começaram já a ser contactados para saber do seu interesse em aderir, seguindo-se os clientes domésticos. O sistema prevê a disponibilização de 80 contentores de 140 litros, 9.067 baldes de sete litros, 286 “ecoboxes” (contentores com capacidade de 360 litros) e duas viaturas de recolha.
João Miguel Henriques aproveitou para fazer um balanço dos investimentos da APIN no município da Lousã, que ascendem a 3.2 milhões de euros. «É com enorme satisfação que anunciamos que os investimentos da APIN, cofinanciados pelo POSEUR, lançados em 2022, no concelho da Lousã, se encontram na sua maioria concluídos ou em fase de receção de obra. Foram abrangidos 2.308 habitantes, construídos 8940 metros de conduta e executados 2435 metros de coletores», adiantou o responsável da APIN.

Suplementos Temáticos