Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Coimbra quer ter mais 200 km de ciclovias em 10 anos (com vídeo)


Domingo, 24 de Setembro de 2023

O Plano Municipal de Ciclovias apresentado hoje pela Câmara de Coimbra, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, prevê a criação de 209 quilómetros de novas ciclovias no concelho, num projeto que deverá ter um prazo de implementação de pelo menos dez anos. Neste momento, a rede de ciclovias tem 26 quilómetros. O novo plano que irá provocar “uma reformulação completa da cidade”, disse a vereadora da Câmara de Coimbra com as pastas da mobilidade, urbanismo e transportes, Ana Bastos.


As ciclovias estruturantes (que ligam diferentes zonas da cidade) estão projetadas para a Rua do Brasil, Rua Miguel Torga, Avenida Dias da Silva, Rua Nicolau Chanterene, Avenida Calouste Gulbenkian e Avenida Sá da Bandeira, assim como nas ligações na margem esquerda ao Hospital dos Covões e à Escola Superior Agrária, entre outras.


“As estruturantes são vias voltadas para os grandes movimentos, que podem ter potencial de captação de maior quantidade de ciclistas e que ligam a cidade, entre grandes pontos de origem e grandes pontos de atração”, salientou Ana Bastos. Para a vereadora, até ao momento, o município tinha ciclovias voltadas para “o lazer e para o desporto”, sendo necessário agora “entrar na cidade com ciclovias voltadas para a transferência modal”.

A apresentação do plano decorreu hoje de manhã no Pavilhão Centro de Portugal, onde chegaram os participantes do Passeio de Bicicletas, também incluído no programa da Semana Europeia da Mobilidade, que teve como ponto de partida a Escola Eugénio de Castro e fez o percurso da Solum até ao Parque Verde, com vários ciclistas de todas as idades. (ver vídeo nesta notícia).



Suplementos Temáticos