Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

AAC sem prémios no melhor ano de sempre da FADU


Quarta, 22 de Novembro de 2023

Decorreu ontem, no Convento São Francisco, a décima quarta Gala de Desporto Universitário da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). O evento deu-se sob o mote “a ambição é a bússola que nos orienta em direção ao sucesso”. O presidente da organização, Ricardo Nora, abriu a noite com um breve discurso durante o qual descreveu o ano transato de 2022/2023 como «o melhor ano de sempre» de participação nos Jogos Universitários, tendo Portugal arrecadado um total de sete medalhas, três de ouro e quatro de prata, a sua melhor prestação nesta competição. Aproveitou ainda para relembrar o seu compromisso com o «desporto informal» e para relembrar os benefícios que a prática desportiva tem para a saúde, dois pilares do seu mandato.
Entre os galardões distribuídos, destacam-se os Prémios Melhores do Ano, distribuídos por quatro categorias: atleta do ano feminino, atleta do ano masculino, treinador do ano e equipa do ano. A primeira distinção foi para Mariana Machado, da Associação Académica da Universidade do Minho. Entre as suas conquistas está a medalha de prata nos três mil metros dos Jogos Europeus de atletismo de sub-20, que ganhou pela segunda vez em 2019. O atleta premiado foi João Coelho, da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, que também venceu uma medalha de prata em atletismo, desta vez nos 400 metros dos Jogos Europeus deste ano. As medalhas para treinador e equipa do ano foram ambas para a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico de Lisboa, conquistadas pela sua equipa de Futsal Feminino e pelo respetivo treinador, Bruno Fernandes.
Apesar de não ter ganho nenhum destes quatro galardões, a Associação Académica de Coimbra (AAC) também nomeou alguns atletas para a competição. Em natação destacam-se Camila Rebelo, duas vezes premiada com a medalha de prata em 2021, em Chengdu (China), e Gabriel Lopes, que se sagrou campeão mundial este ano, também em Chengdu. No desporto, a AAC nomeou Diana Oliveira, guarda-redes da equipa de Futebol 7 da Académica, que também foi nomeada para o prémio de melhor do ano, dado ter vencido o último campeonato nacional. Foram apresentados ainda os treinadores destas duas modalidades, Miguel Abrantes e Alexandre Silva.
Com ou sem prémio dos melhores desta última época, todos os atletas que participaram nos Jogos de Chengdu em 2021 e este ano foram homenageados no início do evento. Ricardo Nora chamou ainda a atenção para o novo ramo de e-sports da FADU, a eFADU, que realizou o seu primeiro campeonato este ano, na Maia. A Académica não participou neste evento.|

Suplementos Temáticos