Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Região de Coimbra tem cinco municípios amigos da longevidade


Quarta, 20 de Dezembro de 2023

Cantanhede, Coimbra, Figueira da Foz, Lousã e Montemor-o--Velho são os cinco concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra distinguidos ontem pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) por oferecerem melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo.
Numa cerimónia realizada ontem em Ílhavo foram distinguidos como “Territórios da Longevidades” ainda outros 20 municípios da região Centro.
Aveiro é a região do centro de Portugal com mais municípios amigos da longevidade (nove), que são Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Estarreja, Murtosa e Vagos.
Castelo Branco, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Leiria, Óbidos, Pinhel, Pombal, Seia e Viseu completam o restante grupo dos 25 municípios amigos da longevidade.
Segundo a CCDRC, esta distinção teve por base um trabalho de identificação que contou com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, para o desenvolvimento e aplicação da metodologia, que permitiu distinguir estes 25 municípios como os mais amigos da Longevidade na região Centro.
A seleção destes territórios baseou-se em duas componentes: «uma mais estrutural, alicerçada em indicadores estatísticos, e outra mais conjuntural, que tem como fonte as boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro».

Expofacic 2024