Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Lançado concurso para investir 24,3 milhões na melhoria do Porto da Figueira


Terça, 16 de Janeiro de 2024

A Administração do Porto da Figueira da Foz anunciou ontem a aprovação do lançamento do concurso público internacional para a melhoria das acessibilidades marítimas e das infraestruturas do porto, num investimento a rondar os 24,3 milhões de euros (preço base do concurso).
Com a melhoria das acessibilidades marítimas, a infraestrutura portuária poderá receber e operar navios até 140 metros de comprimento e 8 metros de calado, contra os atuais limites de 120 metros e 6,5 metros, adiantou, em comunicado. E, com isso, os carregadores da região beneficiarão de uma economia de custos, quer pela maior capacidade de transporte em cada viagem, quer pela maior facilidade em contratar navios.
A obra era há muito reclamada, mas foi adiada sucessivas vezes, todavia, o seu financiamento está há muito assegurado, até pela circunstância de ser comparticipado pelos privados, nomeadamente operadores portuários e principais clientes do porto. Na última apresentação do projeto ficou a saber-se que a melhoria passa por fundos de -10,5 metros na barra, de -9,5 metros no anteporto e -8 metros no canal interior e bacia de manobras. Em complemento, previa-se a adaptação dos cais do Terminal de Carga Geral e do Terminal de Granéis Sólidos, com novas estruturas de avanço em tabuleiro sobre estacas, a serem desenvolvidas faseadamente para limitar os inconvenientes à operação. E previa-se ainda a criação de uma zona para atracagem dos rebocadores que prestam serviço na Figueira da Foz.

Expofacic 2024