Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Corporações da Região de Coimbra reforçadas com 50 novos bombeiros voluntários


Sábado, 27 de Janeiro de 2024

Cinquenta novos bombeiros voluntários, de terceira categoria, foram integrados no quadro ativo de sete corporações da Região de Coimbra, após conclusão da formação que teve hoje lugar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho. Os novos bombeiros foram admitidos em 2022 e as formações e estágio decorreram nas respetivas unidades.
«O distrito de Coimbra encontra-se mais bem preparado para uma melhor defesa dos interesses da proteção e socorro de toda a comunidade com a inclusão no quadro ativo, na carreira de bombeiro voluntário, no posto de bombeiro de 3.ª, de 50 novos elementos», disse ao nosso jornal Carlos Luís Tavares, comandante sub-regional da Região de Coimbra da Proteção Civil e presidente do júri do exame final.
Durante um ano, a formação dos novos bombeiros, de ambos os sexos, incidiu nas várias vertentes, tais como emergência pré-hospitalar, desencarceramento, incêndios urbanos, incêndios industriais e organização dos bombeiros.
Após a conclusão da formação inicial de bombeiro, os estagiários foram sujeitos às habituais provas de avaliação, que incluíram um teste escrito de uma hora, sendo posteriormente colocados à pro­va em três exercícios práticos, administrados por vários comandantes de bombeiros formadores da Escola Nacional de Bombeiros, designadamente Horácio Ferreira (Bras­femes), João Paulo Contente (Soure), Jorge Lima (Serpins), Emídio Camacho (Oliveira do Hospital) e Joaquim Carraco (Montemor--o-Velho).
Prestaram provas de exame meia centena de novos operacionais de sete corpos de bombeiros da Região de Coimbra, nomeadamente dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (11 estagiários), Figueira da Foz (oito), Condeixa (12), Montemor-o-Velho (sete), Cantanhede (seis), Mortágua (cinco) e Vila Nova de Oliveirinha (um).
«Com grande sentido de responsabilidade, resistência e resiliência, foi possível chegar ao tão aguardado resultado», sublinhou Carlos Luís Tavares, desejando a todos «uma carreira de enorme sucesso nesta nobre atividade que auxilia e protege a comunidade nas mais diversas ações».

Suplementos Temáticos