Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Precipitação, vento e agitação marítima nos próximos dias


Quarta, 07 de Fevereiro de 2024

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra lança um aviso à população para a importância de adotar medidas preventivas face às previsões de precipitação, vento e agitação marítima para os próximos dias.


De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para as próximas 48 horas, precipitação, por vezes forte, vento, agitação marítima e queda de neve. A precipitação, por vezes forte, sentir-se-á em especial no Minho e Douro litoral, prevendo-se vento do quadrante sul, por vezes forte, com rajadas até 85 km/h no litoral e até 110km/h nas terras altas.


A agitação marítima poderá atingir com ondas de sudoeste com 4 a 5,5 metros, havendo a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.


De acordo com a informação hidrológica disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), poderá ocorrer aumento significativo de caudais na generalidade das bacias hidrográficas, mas sem situações críticas, com exceção dos caudais no rio Vez e no rio Lima, onde pode ocorrer transbordo do rio junto às zonas ribeirinhas.


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que o eventual impacto dos efeitos do mau tempo pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações. Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas ou ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.


Suplementos Temáticos