Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara de Coimbra candidata elevador nas escadas monumentais ao PT2030


Terça, 02 de Abril de 2024

A Câmara de Coimbra vai avançar com uma candidatura para construir um elevador junto às escadas monumentais, orçado em 1,8 milhões de euros, para compensar o facto de o Metrobus não ir até ao Polo I da Universidade de Coimbra.
A autarquia conta já com um parecer favorável da antiga Direção Regional de Cultura do Centro, depois de um primeiro parecer negativo, confirmou à Lusa a vereadora com a pasta da mobilidade e urbanismo do município, Ana Bastos, segundo a qual o município vai submeter candidatura ao quadro comunitário PT2030, estando a sua execução dependente da aprovação ou não de financiamento, tendo em conta o valor estimado de investimento.
Para Ana Bastos, esta é uma forma de mitigar a não ida do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) até ao Polo 1 da UC, ficando assegurado um meio mecânico que facilite a deslocação entre a Praça da República e a Alta universitária.
«Será um projeto complexo, que exige escavação. Há um átrio de entrada [na base das monumentais] que é subterrâneo e a torre será pouco visível e intrusiva, visto que estamos a falar numa zona classificada pela Unesco», salientou.
A intenção seria a de ter o elevador pronto aquando do arranque da Linha do Hospital, mas Ana Bastos admitiu que os prazos estarão dependentes da rapidez com que o financiamento possa ser atribuído.

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu