Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Coimbra dança em abril pela mão de quatro estruturas da cidade


Fotografia de João Duarte Terça, 02 de Abril de 2024

Espetáculos, exposições, instalações sonoras, ciclos de conversas e projetos de formação e criação fazem parte da programação de um festival que quer colocar Coimbra a dançar, durante o mês de abril, pela mão de quatro estruturas da cidade. Duas estreias e uma antestreia marcam a programação do festival Abril Dança Coimbra 2024, que irá decorrer no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), Convento São Francisco, Teatro da Cerca de São Bernardo e Oficina Municipal de Teatro.
Na conferência de imprensa de apresentação do Abril Dança Coimbra 2024, que decorreu ao final da manhã de hoje no TAGV, a organização do festival anunciou a estreia de “Super”, com direção artística, conceito e coreografia de Miguel Pereira, a 05 de abril.
Esta é uma criação que surgiu no âmbito do Rampa.1 e que vai abrir o festival de dança contemporânea, no Convento São Francisco. A outra estreia é “Atsumori”, de Catarina Miranda, que terá lugar a 27 de abril, no auditório do TAGV. Esta peça de dança para um quinteto, de inspiração japonesa, irá colocar em palco “um dispositivo cénico desafiante” e carregado de LED.
Já a Oficina Municipal de Teatro vai acolher, a 25 de abril, a antestreia de “Suores de Mel e a Morte Não Terá Domínio”, uma criação de Joana Von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão. Esta criação, que ocorre 50 anos depois do 25 de Abril, “trata a dança como insubmissão e revolução dionisíaca de heterodoxia”.
A programação, mais curta do que no último ano, inclui um ciclo de conversas, nos dias 06, 18 e 24 de abril, com artistas e criadores que participarão no festival, bem como a exposição “Dançar um corpo de sons”, de João Bento, que estará patente de 21 de abril a 30 de junho, no Convento São Francisco.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu