Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Coimbra preparou programação intensa para o 25 de Abril


Quinta, 04 de Abril de 2024

A Câmara Municipal de Coimbra apresentou ontem o programa para a celebração do 50.º aniversário do 25 de Abril. “Abril por dizer” é o mote do programa de comemoração preparado pela Comissão Municipal para os 50 anos do 25 de Abril e é composto por dois momentos distintos no tempo: o dia 25 de Abril e depois, em setembro, com uma programação distinta.
Este será «ano de festa, um ano para evocar a importância desta efeméride, mas também para refletirmos e perspetivarmos o futuro», começou por explicar Maria Carlos Pêgo, diretora do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal, durante a conferência de imprensa de apresentação da programação.
No dia 25 de Abril, a Brigada Victor Jara, criada em 1975, o Coletivo Tanto-Mar, formado por 19 músicos portugueses e brasileiros, e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila vão juntar-se em palco para o concerto evocativo “É Bonita a Festa” que decorre na Praça do Comércio, pelas 18h30, para «uma grande festa», disse Maria Carlos Pêgo.
Para além deste momento, as celebrações começam pela manhã com a habitual sessão solene. Após este momento, haverá uma Assembleia Municipal Jovem na qual irão participar jovens representantes de cada escola do concelho. Este será um momento para «aproximar os mais jovens do poder político local», anunciou a diretora.
Pela tarde, pelas 15h00, a Coimbra BD abre portas no Convento São Francisco, sendo que este ano terá também uma programação própria para celebrar os 50 anos do 25 de Abril. Ainda durante a tarde, será apresentada a WebApp Roteiros de Coimbra - A Coimbra de Zeca Afonso. De facto, Zeca Afonso não foi esquecido e na noite de 24 para 25 de abril, haverá um momento simbólico junto da sua casa na Alta de Coimbra. “Dentro de Ti Ò Cidade” será uma intervenção urbana de poesia virtual, da autoria da artista Aglaíze Damasceno e será também um convite para que as pessoas possam partilhar e participar.
O primeiro momento decorre de uma forma mais intensiva no dia 25 de abril mas as celebrações estendem-se no tempo com a realização de concertos, conferências, debates, exposições, organizadas um pouco por todo o concelho.

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu