Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

UC Sports Week: Semana do Desporto une conhecimento e atividade física


Quinta, 04 de Abril de 2024

A Universidade de Coimbra (UC) está pronta para dar o pontapé inicial na primeira edição da UC Sports Week, que ocorrerá de 8 a 14 de abril. Esta semana promete uma abordagem inovadora, conectando o desporto com diversas áreas do saber, desde a tecnologia até à medicina.
O evento, que se estende ao longo de sete dias, será uma celebração da atividade física e do conhecimento, com uma variedade de eventos planeados para inspirar e envolver estudantes, docentes e funcionários da UC, bem como o público em geral.
O destaque do primeiro dia, segunda-feira, 8 de abril, será a conferência de imprensa que marca a apresentação da candidatura da Associação Académica de Coimbra (AAC) como participante nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2024. Este evento terá lugar no Estádio Universitário, às 11h00, e contará com o apoio da UC e da Câmara Municipal de Coimbra. Além disso, o Polo II será palco de uma conferência e exposição de projetos de investigação sobre inovação tecnológica no desporto.
Na terça-feira, 9 de abril, o Polo III será o centro das atenções com duas mesa-redondas importantes. A primeira “Estudantes-atletas da UC nos jogos olímpicos e paralímpicos 2024”, terá a presença de Camila Rebelo, Diogo Cancela e Francisca Laia. A segunda mesa-redonda discutirá “A importância da equipa médica para as comitivas portuguesas em grandes eventos desportivos.”
A quarta-feira, 10 de abril, será marcada pela apresentação das equipas da AAC/UC que competirão nas fases finais dos campeonatos nacionais universitários de 2024. Esta apresentação terá lugar no Pátio das Escolas, seguida por uma mega aula no Pátios das Escolas, como parte da iniciativa Pausa+Ativa, aberta a toda a comunidade académica.
O programa da UC Sports Week continuará até ao final da semana com várias iniciativas online e duas ações abertas a toda a comunidade no Estádio Universitário: a aula aberta UC+ativa na quinta-feira, 11 de abril, às 18h00, e o passeio velocipédico Rota Ucicletas no domingos, 14 de abril, a partir das 10h00.
A pró-reitora da UC para o desporto, Filipa Godinho, expressou entusiasmo em relação à semana do desporto, destacando a diversidade do programa e a importância de estreitar laços entre o desporto e diferentes áreas do saber. «Estou certa de que este será um importante impulso para que mais sinergias possam ser estabelecidas entre as várias áreas do saber no futuro, potenciando o desporto a nível local, nacional e internacional. A Universidade de Coimbra tem desempenhado um importante papel ao nível da promoção da prática desportiva no Ensino Superior, é agora tempo de contribuirmos mais para o desenvolvimento do desporto de forma transversal, através da investigação e da colocação dos conhecimentos da nossa comunidade académica em prática, “no terreno”», afirmou Filipa Godinho.

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu