Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Réplica da Cruz Peregrina da Jornada da Juventude vai ficar na Sé Velha


Sábado, 06 de Abril de 2024

Um ano após a passagem dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude pela Diocese de Coimbra, uma réplica da Cruz Peregrina será colocada no próximo dia 14 na Sé Velha, numa Eucaristia presidida pelo bispo D. Virgílio Antunes.


Na preparação para cada Jornada Mundial da Juventude, a Cruz Peregrina e o Ícone da Virgem Maria partem em peregrinação, acompanhando os jovens, nos sítios onde vivem, e trazendo às ruas a Igreja que é comunidade para rezar, cantar e celebrar a Fé. Coimbra recebeu estes Símbolos em abril de 2023 e, nas palavras de Virgílio Antunes, «a onda de alegria e fé que percorreu a Diocese de Coimbra foi crescendo e tornou-se uma imensa manifestação de comunhão humana e espiritual que nos entusiasmou».


Um ano depois, a Diocese recebe a Réplica da Cruz Peregrina, na Sé Velha, que será o seu local de permanência, marcando a memória da JMJ e dando início a uma nova peregrinação junto dos jovens e a um novo ciclo marcado por uma atenção profunda à juventude e ao dinamismo que esta pode trazer à Igreja.


Esta nova peregrinação será dinamizada pelo Serviço Diocesano da Juventude, um novo organismo que, explica D. Virgílio Antunes, tem «a missão de promover e coordenar a pastoral dos jovens, propondo percursos de vida pessoal e comunitária, momentos de oração e de escuta, orientações pedagógicas e caminhos de fé.»


O programa de receção da Réplica da Cruz Peregrina, no dia 14, inclui às 17h00, Praça 8 de Maio/Igreja de Santa Cruz, a cerimónia de construção da Cruz com a participação do grupo Cantar-te e peregrinação até à Sé Velha com a participação dos Gaiteiros Rainha Santa. Às 19h00, na Sé Velha, decorre a celebração da eucaristia presidida pelo Bispo de Coimbra e presença do coro COD Coimbra, seguida da colocação da Cruz no seu local de permanência.


Suplementos Temáticos