Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Governo aprova opção de Alcochete para novo aeroporto


Terça, 14 de Maio de 2024

O Governo aprovou hoje a construção do novo aeroporto da região de Lisboa em Alcochete, seguindo a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI), anunciou o primeiro-ministro.
«O Governo decidiu aprovar o desenvolvimento do novo aeroporto de Lisboa com vista à substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado no campo de tiro de Alcochete e atribuir-lhe a denominação de Aeroporto Luís de Camões», confirmou Luís Montenegro, numa declaração ao país a partir da residência oficial do primei­ro-ministro em Lisboa, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros.
A CTI publicou no dia 11 de março o relatório final da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, mantendo a recomendação de uma solução única em Alcochete (distrito de Setúbal), a mais vantajosa, ou Vendas Novas, apontando ainda que Humberto Delgado + Santarém poderia ser uma solução transitória.
O PSD decidiu constituir um grupo de trabalho interno para analisar a localização do novo aeroporto de Lisboa, depois de ter acordado com o PS a constituição de uma CTI para fazer a avaliação ambiental estratégica. O presidente social-democrata, Luís Montenegro, garantiu, antes de ser eleito, que a decisão seria tomada «nos primeiros dias» de Governo.
Hoje, o primeiro-ministro afirmou que o interesse nacional reclamava não apenas uma decisão sobre o futuro aeroporto, mas «a melhor decisão», considerando que o ano de avaliação pela Comissão Técnica Independente (CTI) «foi imprescindível». «Disse, nessa ocasião, como é justo dizer que também o fez o anterior primeiro-ministro, que um ano de trabalho da CTI não significava atrasar mais um ano uma decisão que se aguardava há 50 anos», defendeu.
Para Montenegro, «este ano de avaliação era imprescindível e a forma adequada de desbloquear o processo». «Nem era precipitação irresponsável nem era adiamento passivo. Quero hoje, como primeiro-ministro, afirmar que estas decisões, apesar de rápidas, são ponderadas, fundamentadas e estratégicas para o futuro de Portugal», afirmou.
«O interesse nacional não reclama apenas uma decisão, reclama que se tome a melhor decisão com base na melhor informação», reforçou.
O secretário-geral do PS manifestou entretanto o «apoio inequívoco» à decisão do Governo de seguir a recomendação da Comissão Técnica Independente sobre a localização do novo aeroporto em Alcochete, tema sobre o qual diz ter havido articulação. Numa reação minutos depois da declaração do primeiro-ministro, Pedro Nuno Santos saudou esta decisão do Governo português, que disse ser muito importante para si próprio, mas sobretudo para o país.

Suplementos Temáticos