Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Animação ‘Sopa fria’ de Marta Monteiro vence 11.º Leiria Film Fest


Foto: DR Quinta, 16 de Maio de 2024

O filme de animação ‘Sopa fria’, de Marta Monteiro, venceu o prémio para Melhor Curta-Metragem da 11.ª edição do Leiria Film Fest, anunciou a organização.
A história de uma mulher, vítima de violência doméstica, foi considerada unanimemente pelo júri do festival internacional de curtas-metragens de Leiria como o melhor desta seleção deste ano, “pela técnica, realização e narrativa”.
“É mais que um filme. É uma experiência visual que coloca o espectador na pele do personagem. Mais que uma animação, é um filme que utiliza a animação como técnica narrativa que quebra as fronteiras dos géneros cinematográficos”, detalhou o júri.
‘Sopa fria’ conquistou ainda o prémio Curta-Metragem de Animação Nacional no festival que decorreu entre 8 e 12 de maio.
‘Sopa Fria’ é uma produção da Animais, em coprodução com França, e já foi exibido em quase trinta festivais, tendo sido distinguida no sábado na categoria de Melhor Desenho de Animação dos Prémios Quirino de Animação Ibero-Americana.
Também a nível da animação, o prémio internacional foi para ‘Blue’, da polaca Weronika Szyma.
Na categoria de ficção, o Leiria Film Fest premiou a produção luso-francesa ‘As gaivotas cortam o céu’, de Mariana Bártolo e Guillermo García López, enquanto o troféu para melhor curta internacional foi entregue Paul Vincent de Lestrade, pelo filme franco-belga ‘A good boy’, que recebeu também o Prémio do Público.
No campo documental, o prémio nacional foi para ‘Flor de Laranjeira’, de Rúben Sevivas, e a distinção internacional para ‘Under one roof’, de Yu Wang, realizador chinês radicado em França.
Na cidade de Leiria, pelo segundo ano no festival, as crianças também elegeram o melhor filme para público infantil, atribuindo o troféu a ‘Homework’, de Nacho Arjona, de Espanha. |

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu