Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Futebol solidário ajuda Lourenço a vencer na vida


Segunda, 20 de Maio de 2024

O campo Vale Fojo, em Eiras, vai ser palco no dia 15 de junho (15h30) de um jogo de futebol solidário que tem como objetivo ajudar o pequeno Lourenço, um menino de cinco anos a quem foi diagnosticado paralisia cerebral e epilepsia, com síndrome de west de etiologia estrutural por encefalopatia hipóxico-isquémica multiquística.
A partida vai colocar frente-a-frente o UC Eirense Legends, treinado por José Viterbo, e o Futebol Solidário, orientado por Jorge Andrade, e os ingressos já se encontram à venda, por 2 euros. No entanto, quem quiser ajudar esta causa do jovem residente nos Casais de Eiras (Coimbra) e não tiver oportunidade de marcar presença no Campo Vale Fojo, pode dar a sua contribuição através de mbway (914 157 842 e 917 149 453) ou através do IBAN PT50 0036 0058 9910 0201 0842 3.
O pequeno Lourenço nasceu a 2 de janeiro de 2019 e embora tudo tenha corrido aparentemente bem com o nascimento ao fim de 15 dias de vida começaram a surgir alguns problemas que viriam a ser determinantes no diagnóstico da doença. Os anos não têm sido fáceis para o “guerreiro” Lourenço, todavia, no final do mês de janeiro o menino contraiu mais uma infeção respiratória, que o levou a um internamento de cerca de um mês, onde lhe fora colocada uma sonda que ainda hoje o acompanha.
Esta história do pequeno Lourenço não passou despercebida e rapidamente se «agilizaram processos para que o jogo solidário pudesse ser uma realidade», comentou Filipe Carvalho, um dos mentores desta iniciativa. «O Clube do Eirense arranjou antigos jogadores do clube e amigos do Lourenço para jogar contra “Futebol Solidário” que assim que soube desta história de vida disponibilizou-se em ajudar», sublinhou.
O Futebol Solidário é uma família de amigos de diferentes origens e culturas, que com a mesma força de vontade e humildade se juntaram para ajudar quem mais necessita. «Somos uma família maravilhosa, sem fins lucrativos e cujos obje­tivos principais são a filantropia, o fortalecimento da sociedade civil e o incentivo à saúde humana. Para alcançarmos todos estes objetivos criamos diversos eventos nomeadamente, jogos de futebol, atividades educacionais, eventos musicais ou outros eventos que sirvam o interesse público ou bem comum», pode ler-se na página do Futebol Solidário, que tem em Sandro Giovetti o grande impulsionador.|

Suplementos Temáticos