Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

500 anos de Luís de Camões com sessão oficial em Coimbra


Sexta, 31 de Maio de 2024

A Universidade de Coimbra (UC) vai ser, 10 de junho, o palco do arranque oficial das Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, com um programa comemorativo, a começar
às 17h00 e inclui três iniciativas: a inauguração da exposição camoniana “Camões. Letras impressas (1572-2024)”, na Biblioteca Joanina da UC, uma cerimónia académica dedicada ao poeta, na Sala dos Capelos, e o espetáculo “Eram tudo memórias de alegria” (com a atuação da cantora Teresa Salgueiro, entre outros artistas), no Pátio das Escolas.
Trata-se de três iniciativas, promovidas pela UC e pela Câmara de Coimbra, em parceria com o Comissariado para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, presidido pela professora catedrática da Faculdade de Letras Rita Marnoto e que integram o programa oficial comemorativo do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que contará com a presença e o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Realçar os fortes vínculos entre a figura de Luís de Camões e Coimbra é um dos objetivos desta iniciativas que pretendem sublinhar Coimbra e a sua Universidade como «lugar de formação e de itinerário existencial do poeta» que «desempenharam um papel determinante na disseminação da língua e da cultura portuguesas (incluindo a obra de Camões) por todo o espaço lusófono».
Às 17h00, Marcelo Rebelo de Sousa inaugura a exposição “Camões. Letras impressas (1572-2024)”, com curadoria de José Augusto Bernardes, professor catedrático da Faculdade de Letras e antigo diretor da BGUC, constituída por obras escolhidas, que se guardam na UC fazendo parte de um dos mais importantes acervos camonianos existentes no país.
Às 18h00, na Sala dos Capelos, decorre a cerimónia académica, com as intervenções do reitor da UC, Amílcar Falcão, da comissária para o V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, Rita Marnoto, do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Segue-se, às 21h30, no Pátio das Escolas, o concerto “Eram tudo memórias de alegria”, aberto ao público em geral, inspirado num verso de Camões — “Eram tudo memórias de alegria” (Os Lusíadas, III, 119). Estão previstas as atuações do Bando de Surunyo, da cantora Teresa Salgueiro, do Quórum ballet, do grupo Inquietação da Secção de Fados da AAC e do Coro dos Antigos Orfeonista, além do ator Diogo Dória.

Suplementos Temáticos