Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Festival das Artes QuebraJazz dedicado aos “Mensageiros”


Segunda, 03 de Junho de 2024

O 15.º Festival das Artes QuebraJazz, único da região de Coimbra com um selo europeu de excelência, vai decorrer de 17 de julho a 31 de agosto, dedicado nesta edição ao tema “Mensageiros”. Porque em 2024 celebram-se «50 anos da mensagem de liberdade deixada pelo 25 de Abril» e cumprem-se os 500 anos do nascimento de Camões, «um grande mensageiro da cultura portuguesa».
O festival, que conta com um apoio de 90 mil euros da Câmara e terá espetáculos no Anfiteatro Colina de Camões (Quinta das Lágrimas) e nas Escadas Quebra Costas, traz no primeiro dia a inauguração, no Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado, da exposição “Mensagem”, com produção e curadoria do Centro de Artes Visuais – Encontros de Fotografia. Ainda a 17 de julho, o Anfiteatro Colina de Camões recebe Luís Figueiredo e a Orquestra Metropolitana de Lisboa que apresentam, em lançamento e em estreia, a obra “Anima – A música como mensageira de humanidade”.
No dia seguinte, Mário Laginha e Pedro Burmester celebram a liberdade, misturando música popular com o jazz e música clássica. O grupo Mano a Mano homenageia, no dia 19, Lourdes Castro, com música, poesia e performance. No dia 21, Marta Pereira da Costa e António Fonseca apresentam o espetáculo de guitarra portuguesa e piano “A Voz de Camões”.
Os Músicos do Tejo apresentam música antiga portuguesa (com poesia camoniana) no dia 23. Ainda na Colina de Camões, a Orquestra Gulbenkian e Artur Pizarro apresentam, no dia 24, a sinfonia “À Pátria” de Viana da Motta.
Para as Escadas Quebra Costas estão programados espetáculos todas as sextas e sábados de 26 de julho a 31 de agosto, com a apresentação de projetos nacionais na área do jazz, em concertos duplos, onde se incluem os nomes Zzaj Trio, AP Quarteto, Themandus, Trio João Freitas, Trio Paulo Santo e o Quarteto Paula Oliveira.
O programa é complementado com outras atividades e noutros locais, designadamente um concerto com a Orquestra de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra ou cinema no Pátio da Inquisição. Ou ainda uma viagem literária pelas ruas da Alta de Coimbra, relembrando a vida de Zeca Afonso, conferências, work­shops, gastronomia, música para bebés e exposições na Quinta das Lágrimas e no Centro Histórico de Coimbra.

Suplementos Temáticos