Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Falta de transportes públicos afeta Antuzede


Sábado, 15 de Junho de 2024

A reunião do executivo municipal decorreu ontem na sede da União de Freguesias de Antuzede e Vil de Matos, com a Câmara a prosseguir a descentralização iniciada neste mandato. Ao intervir durante o período de antes da ordem do dia, o vereador socialista José Dias defendeu a reestruturação das reuniões deslocalizadas do executivo camarário, propondo que as manhãs prévias às reuniões sejam aproveitadas para momentos «de contacto com a população e entidades» locais, percebendo eventuais dificuldades e problemas das freguesias.
«A este momento deve seguir-se, na própria ordem de trabalhos destas reuniões da Câmara Municipal de Coimbra, um ponto específico para discussão da realidade da freguesia que nos acolhe, assim como eventuais soluções», sugeriu o vereador do PS.
De seguida, a socialista Rosa Isabel Cruz assinalou «algumas das preocupações dos fregueses da União de Freguesias», sendo que «uma das suas principais carências» é a falta de transportes públicos.
«Os SMTUC vão a Vil de Matos, mas a parte maior da freguesia fica fora da rota atual», disse, notando que o presidente da UF já apresentou duas alternativas para cobrir toda a freguesia, transportando mais utilizadores, com os mesmos recursos». Mas «até agora nada foi feito», acrescentou, referindo outros problemas, como as águas pluviais que invadem a Rua da Fontita em Antuzede, ou a requalificação do pavilhão da Cidreira.
Na resposta, a vereadora Ana Bastos explicou que, de momento, os SMTUC não têm frota nem recursos humanos para alargamentos. Sobre a Rua da Fontita vincou que é um problema com mais de 40 anos, com origem num parque fotovoltaico, tendo já sido notificado o promotor.
O presidente da Câmara acabaria por considerar as palavras de José Dias como «uma crítica ao passado» socialista na Câmara, tendo em conta que o PS não procedeu a descentralização das reuniões camarárias. Sobre a visita prévia antes das reuniões, José Manuel Silva disse que o executivo «conhece a realidade, a boa e a menos boa» das freguesias, procurando resolver as dificuldades, mas atendendo à atual disponibilidade financeira.

Suplementos Temáticos