Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Confraria da Rainha Santa Isabel distingue o seu confrade mais antigo


Segunda, 01 de Julho de 2024

No próximo ano assinalam-se os 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel e os 700 anos da sua peregrinação a Santiago de Compostela. Para acrescentar dignidade às comemorações já iniciadas, e na semana em que decorrem já as anuais festas religiosas em honra da padroeira de Coimbra, a Confraria da Rainha Santa Isabel decidiu homenagear o seu confrade mais antigo, nele reconhecendo também todos os irmãos e irmãs que, ao longo de 465 de existência desta associação católica, «deram parte da sua vida em prol da devoção a Santa Isabel de Portugal».
O mais antigo confrade é, à data, o professor jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) Francisco Pereira Coelho (imão n.º 2780 e confrade n.º 339), e a cerimónia de homenagem realiza-se esta quarta-feira, pelas 15h00, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
A Confraria da Rainha Santa Isabel destaca o ato como um dos mais significativos do conjunto de celebrações religiosas, momentos culturais e sociais que se iniciaram em 25 de maio deste ano e se hão de prolongar até 25 de junho de 2025. O programa - que inclui, por exemplo o Ciclo Coral Instrumental “São Rosas, Senhores!” - pretende não só estimular a devoção à padroeira da cidade, mas também reconhecer os gestos e as dedicações dos membros da Confraria, de modo a que sejam exemplos para gerações futuras, refere a Confraria da Rainha Santa Isabel em comunicado.
Sendo Francisco Pereira Coelho «um ilustre professor» da FDUC, a Confraria convidou a Reitoria da Universidade de Coimbra a co-organizar a homenagem e sublinha a importância que a instituição de ensino superior tem tido, ao longo de séculos, também no apoio à confraria no exercício da sua missão.
Na cerimónia de quarta-feira intervêm o presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel, Joaquim Costa e Nora, o vice-reitor da UC, João Nuno Calvão Silva, Rui de Figueiredo Marcos, da Academia Sino-Lusófona da UC, e alguns filhos de colegas e amigos do homenageado, usando da palavra, em nome de todos eles, Maria Leonor Beleza, por ser neta de irmão da Confraria, José Beleza dos Santos.
Recorde-se que as tradicionais festas religiosas em honra da padroeira de Coimbra têm hoje início, com a primeira pregação do Tridúo preparatório a acontecer pelas 21h30, na Igreja da Rainha Santa Isabel, pelo cardeal D. Manuel Clemente, que voltará a realizar esta celebração amanhã e quarta-feira, participando também nesta homenagem ao mais antigo confrade.

Expofacic 2024