Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Obra dá a conhecer momentos vividos por José Dias Coimbra


Sexta, 05 de Julho de 2024

«É uma homenagem ao grande homem que foi o professor José Dias Coimbra». Palavras de António Carvalhais da Costa, provedor da Misericórdia de Arganil, instituição que fez questão de se associar à publicação do livro “José Dias Coimbra – Um Orgulho Desmedido”, que amanhã é apresentado na sede da Associação Nacional de Município Portugueses (ANMP), em Coimbra. «É um relato intimista», que «nos dá a conhecer alguns dos momentos mais relevantes da vida deste grande homem», continua o provedor, amigo pessoal do homenageado e seu sucessor na liderança da Santa Casa.
«Será um documento para o futuro», para dar a conhecer «o muito que Dias Coimbra fez», como professor, como político, como provedor, como homem. «Um grande homem, um visionário, um homem de causas», adianta o provedor, que destaca a vontade da Misericórdia de Arganil, que Dias Coimbra liderou durante mais de 40 anos, de lhe fazer esta homenagem. Um desígnio conseguido, pois o livro, com 114 páginas, resulta de um conjunto alargado de conversas que o antigo jornalista João Paulino manteve com José Dias Coimbra. Um trabalho intenso, que resultou na elaboração de um conjunto de textos, devidamente revistos pelo protagonista, ajudado pela filha, Assumpta Coimbra.
«O objetivo era lançar o livro nos finais de 2023», adianta Nuno Gomes, diretor de A Comarca de Arganil, jornal e instituição que sobreviveu e continua ativa também graças à intervenção do homenageado. Todavia, a saúde de Dias Coimbra deu um sinal de alerta e pôs travão à vontade assumida de fazer esta homenagem em vida.
«Uma homenagem mais do que merecida», adianta o provedor, que recorda o «homem simples», «sem pretensões materiais», que «trazia sempre os bolsos cheios de rebuçados para dar às crianças». «Era um grande humanista», diz ainda, «um visionário», um «homem à frente do seu tempo», que fez obra e marcou o seu tempo e o tempo futuro.

Expofacic 2024