Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Bandeiras erguidas no santuário das praias fluviais


Sexta, 05 de Julho de 2024

As quatro praias do concelho de Pampilhosa da Serra não “deixam os seus créditos em mãos alheias” e voltaram, este ano, a ser distinguidas pela qualidade das suas águas e pelo trabalho de valorização que o município tem vindo a fazer. Ontem, escassos dias depois do início da época balnear, foram hasteadas as primeiras bandeiras, Azul e Acessível, nas praias fluviais de Pessegueiro e da Pampilhosa da Serra, com a primeira a ostentar mais um galardão, de Qualidade Ouro, atribuído pela Quercus. Galardões que, sublinha nota da autarquia, atestam a «riqueza ambiental e paisagística», a «qualidade da água balnear e das infraestruturas» e que confirmam o estatuto de “santuário das praias fluviais” pelo qual o município é «conhecido um pouco por todo o país».
Ontem, na cerimónia, Jorge Custódio, presidente da Câmara Municipal, lembrou a «aposta muito grande» que o município tem feito na «criação de melhores condições para atrair visitantes e turistas» e pediu aos utilizadores das praias ajuda para «manter os espaços limpos e cuidados». «Se todos contribuirmos, de certeza que as praias continuam a apresentar-se em todo o seu esplendor e a proporcionar momentos memoráveis às famílias», disse.
Todavia, «as praias fluviais são apenas alguns dos cartões de visita» que o concelho se orgulha de apresentar. «Há muitas áreas de lazer, piscinas, parques naturais e zonas ribeirinhas distribuídas por todo o território e que são excelentes alternativas para quem nos visita», disse ainda o autarca, satisfeito por ver que, ano após ano, a Pampilhosa da Serra continua a ver as suas praias galardoadas. Além das bandeiras ontem hasteadas em Pessegueiro e na sede do concelho, também a praia de Santa Luzia ostenta as bandeiras Azul e de Qualidade de Ouro e a de Janeiro de Baixo ergue a de Praia Acessível.|

Expofacic 2024