Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Amanhã é dia da Procissão da Rainha Santa. Veja aqui os condicionamentos de trânsito e as alterações aos SMTUC


Quarta, 10 de Julho de 2024

Amanhã decorre em Coimbra a Procissão da Penitência da Rainha Santa Isabel (a missa, na Igreja da Rainha Santa, tem início às 18h00) o que obriga, de acordo com a Câmara Municipal de Coimbra, a cortes e condicionamentos de trânsito, assim como de estacionamento, alterações aos percursos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e restrições à ocupação do espaço público e venda ambulante, a decorrer a partir de hoje e até 14 de julho (dia em que se realiza a Procissão Solene).


Amanhã, para a Procissão de Penitência, será necessário cortar o trânsito, entre as 16h30 e a 1h00 de sexta-feira, na Calçada Santa Isabel, Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu, Rossio de Santa Clara, Avenida da Guarda Inglesa (entre o Rossio de Santa Clara e a Rua Luís António Verney), Rua Feitoria dos Linhos, Rua António Augusto Gonçalves (exceto moradores), Avenida João das Regras, Avenida Inês de Castro, Avenida de Conimbriga (entre a Rua António Luís Verney e a Avenida João das Regras), Ponte de Santa Clara, Largo da Portagem, Avenida Emídio Navarro, Rua Olivença, Rua da Sota, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz e Rua Couraça da Estrela (no troço entre o entroncamento da Rua da Alegria e o Largo da Portagem ) e, ainda, na Rua da Sofia e Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (entre a Rua João de Ruão e a Manutenção Militar).


O estacionamento vai estar limitado, entre a meia-noite de hoje e a 1h00 de sexta-feira, sendo proibido estacionar na Calçada de Santa Isabel (em toda a sua extensão), Avenida João das Regras e Avenida Emídio Navarro, mais concretamente entre a Rua Olivença e a Estação Nova Coimbra A.


Já para a Procissão Solene de dia 14, domingo, os cortes de trânsito vão aplicar-se, entre as 14h30 e as 21h00, na Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Rua Couraça da Estrela (no troço entre o entroncamento com a Rua da Alegria e o Largo da Portagem), Avenida Emídio Navarro (entre a Estação Nova Coimbra A e a rotunda com a Rua Olivença, exceto transportes públicos até ao cruzamento da Avenida Emídio Navarro com a Rua da Sota), Rua Olivença, Largo da Portagem, Ponte de Santa Clara, Avenida João das Regras, Avenida Inês de Castro, Rua António Augusto Gonçalves (exceto moradores), Rua Feitoria dos Linhos, Avenida da Guarda Inglesa (entre o Rossio de Santa Clara e a Rua Luís António Verney), Avenida de Conimbriga (entre a Rua Luís António Verney e a Avenida João das Regras), Rossio de Santa Clara, Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu, Rua Mendes dos Remédios, Calçada Santa Isabel e, ainda, Rua da Sofia e Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (trajeto da Rua João de Ruão até à Manutenção Militar).


O estacionamento vai ser proibido, entre a meia-noite de sábado e as 21h00 de domingo na Calçada Santa Isabel (em toda a sua extensão), Rua Mendes dos Remédios, Avenida João das Regras, Avenida Emídio Navarro a Estação Nova Coimbra A).



Veja também aqui as alterações à rede de transportes dos SMTUC para o dia de amanhã (As carreiras retomam o habitual percurso progressivamente, de acordo com as condições de circulação, sendo efetuados os reforços considerados necessários, no final da procissão).



Linhas n.º 2T, 25, 25T, 30, 30T, 50, 50T e 51 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia estas linhas terminam no Arnado.


Linha n.º 4 e 103 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia efetua percurso alternativo, entre a Manutenção e o Palácio da Justiça, pela rua da Saragoça e rua de Aveiro, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos.


Linha n.º 5 e 5T – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia efetua percurso alternativo, entre a Manutenção e o Palácio da Justiça, pela rua da Saragoça e rua de Aveiro, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos.


Linhas n.º 6 e 6F – Após o encerramento do trânsito na zona de Santa Clara, efetuam o percurso alternativo entre a rotunda do Lagar (Santa Clara) e o Palácio da Justiça, pelo Planalto de Santa Clara, rotunda da Guarda Inglesa, ponte Açude e av. Fernão Magalhães, onde retoma o seu percurso. Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, efetuam o seu percurso entre a Manutenção e o Palácio da Justiça, pela rua de Aveiro e rua de Saragoça, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos.


Linhas n.º 7 e 7T – Com o impedimento da circulação na Portagem, invertem o sentido no Palácio da Justiça, circulando entre o Palácio da Justiça, Tovim e Ínsua dos Bentos como Linha n.º 7, e entre a Ínsua dos Bentos, Tovim e Palácio como Linha n.º 7T. Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, circulam apenas entre a Manutenção e Ínsua dos Bentos, efetuando inversão de marcha nesses locais.


Linha n.º 9F – Com o encerramento ao transito na zona da Portagem, invertem o sentido na Ínsua dos Bentos, onde iniciam as viagens seguintes.


Linha n.º 10 – Com o encerramento ao trânsito na rua da Sofia, regressa pela rua do Brasil até à Ínsua dos Bentos, onde inicia as viagens seguintes.


Linha 10A - Após o encerramento ao trânsito na zona da Portagem, as viagens têm início na paragem da Ínsua dos Bentos, sendo que, no regresso dos Carvalhais, utilizam a ponte Rainha Santa Isabel.


Linha n.º 13 – Após a interrupção de trânsito em Santa Clara, inverte a marcha na Portagem, seguindo para Valongo, via av. Fernão Magalhães, Ponte Açude, Rotunda da Guarda Inglesa, Planalto de Santa Clara e Rotunda do Lagar, onde retoma o seu percurso habitual.


Linhas n.º 14 e 14T – Com o impedimento da circulação em Santa Clara, a Linha n.º 14 e a Linha n.º 14T, no regresso e na ida para S. Martinho, respetivamente, efetuam percurso alternativo por ponte Açude, av. Fernão Magalhães e Estação Nova.


Linha n.º 18 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, a partir da rotunda das Lages, circulam pela av. Inês de Castro, em direção à Portagem. Caso esta via esteja interrompida ao trânsito, efetuam percurso via ponte Rainha Santa, até à Ínsua dos Bentos, onde invertem a marcha.


Linha n.º 19T – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia, inverte o sentido no Arnado/Palácio da Justiça e efetua um percurso alternativo pela rua de Aveiro, rua da Saragoça e Manutenção, onde retoma o percurso habitual.


Linha n.º 20 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, a partir da rotunda do Lagar, efetuam circulação pelo Planalto de Santa Clara, rotunda da Guarda Inglesa, ponte Açude, av. Fernão Magalhães e Estação Nova.


Linha n.º 21 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, efetuam circulação pela av. Fernão de Magalhães e ponte Açude.


Linha n.º 22 – Com o encerramento da Portagem ao trânsito, invertem o sentido na Estação Nova.


Linha n.º 23C – Após o encerramento ao trânsito na ponte de Santa Clara, a partir da rotunda das Lages, efetua circulação pela ponte Rainha Santa até à Portagem. Com o encerramento ao trânsito na Portagem, efetua o mesmo percurso alternativo, mas inverte na Ínsua dos Bentos.


Linhas n.º 24 e 24T – Com o encerramento do trânsito na Portagem, invertem o sentido no Palácio da Justiça, circulando entre o Palácio, Bairro Norton de Matos e Ínsua dos Bentos como Linha n.º 24 e entre a Ínsua dos Bentos, Bairro Norton de Matos e Palácio como Linha n.º 24T. Com o encerramento da rua da Sofia ao trânsito, circulam apenas entre a Manutenção e Ínsua dos Bentos.


Linha n.º 27 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia, efetua percurso alternativo entre o Arnado e os HUC (Praça Mota Pinto), pela av. Fernão de Magalhães, Casa do Sal e Circular Interna até aos HUC. No sentido inverso, a partir da Manutenção, efetua percurso alternativo pela rua de Saragoça e rua de Aveiro, servindo a paragem do Palácio da Justiça e seguindo para o Bairro do Ingote.


Linha n.º 28 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia efetua percurso alternativo, entre a Manutenção e o Arnado, pela rua de Saragoça e rua de Aveiro, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos.


Linha n.º 29 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia efetua percurso alternativo, entre o Arnado e a Manutenção, pela rua de Aveiro e rua da Saragoça, servindo as paragens da zona do Arnado em ambos os sentidos.


Linha n.º 31 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, inverte a o sentido na Estação Nova, seguindo para a Cruz dos Morouços através da av. Fernão de Magalhães, ponte Açude, rotunda da Guarda Inglesa, Planalto de Santa Clara e rotunda do Lagar, onde retoma o seu percurso. O regresso da Cruz dos Morouços será efetuado pelo mesmo percurso.


Linha n.º 32 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, efetuam circulação pela av. Fernão de Magalhães e Ponte Açude.


Linha n.º 33 – Após o encerramento ao trânsito na Portagem, faz inversão na Ínsua dos Bentos, onde inicia as viagens seguintes.


Linha n.º 36 – Com o impedimento da circulação na rua da Sofia efetua percurso alternativo, entre a Manutenção e o Arnado, pela rua de Aveiro e rua de Saragoça, servindo as paragens do Palácio da Justiça.


Linha n.º 38 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, efetua circulação pela av. Fernão Magalhães e Ponte Açude, regressando pelo mesmo percurso. Com o encerramento da zona da Portagem esta linha fica suprimida.


Linhas n.º 41 – Após o encerramento ao trânsito na zona de Santa Clara, faz o percurso alternativo a partir da rua Coelho da Rocha até à Portagem, via ponte Açude e av. Fernão de Magalhães. Com o encerramento da zona da Portagem esta linha fica suprimida.


Linhas n.º 43 – Após o encerramento ao trânsito na Portagem, efetua percurso alternativo na ida e no regresso para Almalaguês pela ponte Rainha Santa, efetuando inversão de marcha na Ínsua dos Bentos, onde inicia as viagens seguintes.


Linhas n.º 44 e 45 – Após o encerramento ao trânsito na Portagem, faz inversão na Ínsua dos Bentos, onde inicia as viagens seguintes.


Linha n.º 48 – Com o impedimento da circulação em Santa Clara efetua percurso alternativo na ida e no regresso para Assafarge, a partir da rotunda da Guarda Inglesa, por ponte Açude, av. Fernão de Magalhães e Estação Nova, em ambos os sentidos.


Linha n.º 49T – Com o impedimento da circulação em Santa Clara efetua percurso alternativo na ida e no regresso para Cernache, a partir da rotunda Baden Powell, pela rotunda do Lagar, Planalto de Santa Clara, ponte Açude, av. Fernão de Magalhães e Estação Nova, em ambos os sentidos.


Linha Botânico – Com o impedimento da circulação na ponte de Santa Clara esta linha será suspensa.



Expofacic 2024