Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Jovens “talentos” de todo o país resolvem desafios na Critical Sottware (com video)


Jovens entusiasmados em encontrar as soluções para diferentes desafios Quarta, 10 de Julho de 2024

São 15 os jovens estudantes do ensino superior que estão a participar na primeira semana do Summer Camp da Critical Software, em Taveiro. Foi na passada segunda-feira que começou a Innovation Experience, uma semana intensa de desenvolvimento de projetos que deverão ser apresentados amanhã. O Diário de Coimbra acompanhou, hoje à tarde, o grupo de jovens, com o objetivo de perceber os que os motivou e o que estão, de facto, a fazer.


Rui Lopes, monitor do Summer Camp, explicou que esta é a terceira edição do Summer Camp que, além da primeira semana, em Coimbra, integra ainda mais quatro semanas de estágio, a “Summer Internship” em que os jovens têm a oportunidade de conhecer alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos pela Critical Software, nas diferentes áreas em que a tecnológica de Coimbra opera.


João Manuel Diogo, aluno da licenciatura de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, falou das suas motivações, recordando que, aos 14 anos, visitou a Critical Software e ficou fascinado. Por isso, foi com muito entusiasmo que abraçou esta oportunidade. Juntamente com Francisco Martins, um jovem de Braga que está já a terminar o mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática na Universidade do Minho, e com Carlos Santos, das Caldas da Rainha e aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico de Lisboa, está a desenvolver um projeto de visão computacional com recurso a Inteligência Artificial para detetar a concentração na condução e, posteriormente, com a possibilidade de lançar um alerta, explica Francisco Martins. Este é apenas um dos desafios da semana. Os outros grupos estão a braços com outros projetos desafiantes. «É com os conhecimentos que temos e com os recursos que temos à nossa disposição que temos de resolver o desafio», confessa João Manuel Diogo.


Para o Francisco, esta é uma oportunidade incrível. «Agora que estou quase a terminar a minha formação, é excelente este contacto com o mundo do trabalho que, por certo, me vai ajudar nesta fase de transição». Também Rui Nunes, um jovem de Miranda do Corvo que hoje é um dos monitores da Summer Camp, explica que foi um dos jovens que participou na primeira edição, que lhe abriu as portas da tecnológica. «É com muito orgulho e  satisfação que integro a comunidade da Critical».    






Leia a notícia completa na edição em papel.
Suplementos Temáticos