Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Miranda do Corvo reconhece mérito desportivo e cultural


Quinta, 11 de Julho de 2024

O Município de Miranda do Corvo realiza amanhã a primeira Gala do Desporto e Cultura. Trata-se de uma iniciativa já com história no concelho, mas destinada exclusivamente a premiar e reconhecer a prestação dos atletas e das associações desportivas.
Este ano é diferente. Tendo em conta o «elevado impacto das atividadas culturais na promoção do concelho», bem como a «qualidade e diversidade de agentes culturais existentes no território», o município decidiu alterar o figurino, ampliar a dimensão da gala e transformá--la num evento público que distingue «o mérito desportivo e cultural de atletas e agentes culturais do concelho». O evento está marcado para as 19h00, no Pavilhão Municipal.
De acordo com uma nota da autarquia, o júri apreciou as candidaturas e elegeu os vencedores nas categorias de Atletas Feminina e Masculino do Ano, Atleta Revelação Feminina e Masculino do Ano, Treinador do Ano e Evento Desportivo do Ano. O mesmo aconteceu na área da Cultura, que elegeu as categorias de Artista Plástico do Ano, Obra Literária ou Científica do Ano, Grupo ou Intérprete Musical do Ano, Grupo ou Intérprete Individual de Dança do Ano e Avento Cultural do Ano.
Segundo a autarquia, um dos momentos altos da cerimónia será a atribuição do Prémio Carreira, que «enaltecerá dois percursos de vida dedicados, respetivamente, ao desporto e à cultura». A cerimónia conta com vários momentos musicais, a cargo dos grupos Mountain Valley e Bombos e Tombos e ainda o grupo de Hip Hop da Casa do Povo e o município convida os mirandenses a assistirem a esta Gala e, «desta forma, celebrarmos juntos os grandes feitos na área do Desporto e da Cultura».

Expofacic 2024