Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Federação desce Olivais e mantém Columbófila


Quinta, 11 de Julho de 2024

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Basquetebol confirmou ontem a descida da equipa feminina do Olivais ao Nacional da 2.ª Divisão e, por tal, acabou por beneficiar diretamente outro emblema do distrito, a Columbófila Cantanhedense que não tinha conseguido assegurar a manutenção e viu agora confirmada a continuidade no Nacional da 1.ª Divisão.
Recorde-se que a FFP teve “mão pesada” com o Olivais devido à falta de comparência da equipa feminina ao jogo da 6.ª jornada da fase de manutenção no reduto do Boa Viagem (Açores), punindo a equipa de Coimbra com derrota (20-0), descida de divisão, zero pontos na classificação e multa de 2.000 euros. O Olivais recorreu da decisão, defendeu a sua posição, mas o órgão que tutela a modalidade não atendeu à justificação olivanense.
Esta semana, foram igualmente conhecidos os calendários da Proliga e do Nacional da 1.ª Divisão (masculino e feminino). Aí, mesmo antes da decisão final ser oficial, já a FPB tinha integrado a Columbófila Cantanhedense na Zona Norte da 1.ª fase do segundo patamar do basquetebol feminino luso. A equipa de Cantanhede recebe na estreia (13 de outubro) o CP Natação (Sub-22).

Leia a notícia completa na edição em papel.
Expofacic 2024