Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Homenagens nas comemorações do Dia do IPC


Quinta, 11 de Julho de 2024

O Convento São Francisco acolhe amanhã a cerimónia do Dia do IPC, que celebra os 45 anos da instituição e que este ano, tem como destaque a entrega da Medalha do IPC a cinco personalidades relevantes na história deste Politécnico.
São elas a presidente do Conselho Geral, Maria Leitão Marques, a ex-diretora do Instituto Pedro Nunes e membro externo do Conselho Geral, Teresa Mendes, os dois últimos presidentes do Politécnico de Coimbra, Rui Antunes e José Manuel Torres Farinha, e a diretora do Centro Cultural Penedo da Saudade, Cristina Faria.
O evento tem início às 15h30 com uma sessão solene de abertura, que contará com intervenções institucionais, seguindo-se uma conferência a cargo de Paulo Moita de Macedo, presidente da Comissão Executiva e vice-presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, S.A.
Segue-se a atribuição dos Prémios do Politécnico de Coimbra, que destacam o mérito desportivo e científico e ainda o envolvimento social e cultural de membros da comunidade do IPC, sejam estudantes, diplomados há menos de um ano, docentes, investigadores ou profissionais não docentes.
Este ano, os prémios apurados inserem-se nas categorias de Prémio Atleta, Prémio Ciência & Inovação, Prémio Sociedade e Prémio Inspirados pela Coragem. Estas distinções baseiam--se no reconhecimento, na valorização e na promoção do desenvolvimento regional e/ou nacional. Fruto de uma parceria, será também atribuída uma bolsa de mérito ao diplomado do IPC cuja média de conclusão de Licenciatura foi a mais alta no ano letivo 2022/23.
A cerimónia conta depois com um tributo à História do Politécnico de Coimbra, em que serão homenageados docentes e trabalhadores não docentes aposentados e/ou com mais de 35 anos de serviço na instituição. O evento finalizará com a entrega de medalhas às cinco personalidades já referidas e um porto de honra, perto das 17h30.|

Expofacic 2024