Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Parecer positivo para integração da Escola de Enfermagem na Universidade


Segunda, 15 de Julho de 2024

O Conselho Coordenador do Ensino Superior (CCES) emitiu ontem um parecer positivo sobre a integração da Escola Superior de Enfermagem na Universidade de Coimbra.
Aquele órgão consultivo dá o mesmo parecer para a integração das Escolas Superiores de Enfermagem de Lisboa e do Porto nas respetivas universidades.
O parecer surge após, na semana passada, na primeira reunião daquele órgão desde 2021, aquele órgão consultivo previsto no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, liderado pelo ministro Fernando Alexandre, ter pedido opinião sobre a integração das Escolas Superiores de Enfermagem nas três Universidades, procedimento obrigatório no âmbito do RJIES.
De acordo com nota enviada à imprensa pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, este irá agora analisar o parecer emitido, tomando posteriormente uma decisão final sobre esta integração.
Recorde-se que este é mais um passo para a concretização de um desejo já manifestado quer pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, quer pela própria Universidade de Coimbra. Em entrevista o Diário de Coimbra, em março, a propósito do Dia da ESEnfC, António Fernando Amaral, presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra garantia que consenso em torno desta integração «está gerado», uma vez que o processo «foi aprovado pelos conselhos gerais» da escola e da UC.
«E foi também já neste mandato que se foi mais longe, em conversas com a [então] ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que mostrou toda a disponibilidade para avançar».
«Penso que vai ser inevitável, houve um movimento ministerial nesse sentido, seja na revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, seja na regulação do financiamento. O que se pede ao novo Governo é que continue neste processo de mudança para melhor e que acelere todos os passos que falta dar. Era uma pena ficar tudo parado agora, porque isso cria imprevisibilidade que é o pior que pode acontecer às instituições», afirmava na altura o presidente da escola.
O desejo de integrar a Universidade de Coimbra tem sido assumido publicamente. Há cerca de um ano A Universidade de Coimbra aprovou-a, por unanimidade, em reunião do Conselho Geral.

Suplementos Temáticos