Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

ULS lança uma nova app com os centros de saúde


Quarta, 24 de Julho de 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra está a redesenhar a sua plataforma digital de interação com os utentes, somando à vertente dos cuidados hospitalares a componente de cuidados de saúde primários. A aplicação “My CHUC”, lançada em novembro de 2021, será, muito em breve, “SNS Coimbra”, nome escolhido com a participação dos profissionais de saúde, revelou ontem o presidente do Conselho de Administração da ULS.

À margem do “eHealth Fórum”, promovido pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em Coimbra, para discutir os processos de transformação digital na saúde, Alexandre Lourenço explicou ao Diário de Coimbra que a instituição está a proceder ao “rebranding” da sua aplicação oficial, com o objetivo de aumentar a proximidade à população. A app SNS Coimbra apresenta não só um novo nome e layout como permite uma maior interação com os utentes, no que toca a cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários.

Através de uma simples consulta no telemóvel, a app My CHUC permitia já, entre outras coisas, a visualização detalhada de agendamentos na unidade hospitalar, da situação em lista de espera para consulta ou cirurgia, consulta de histórico de saúde, acesso a exames e análises ou pedido de relatórios clínicos. Entre as funcionalidades que têm vindo a ser acrescentadas à aplicação, destaque para a possibilidade de recepcionar informação, em tempo real, sobre o percurso de um familiar admitido na urgência, disponível desde maio do ano passado.

Segundo Alexandre Lourenço, a nova app SNS Coimbra fará ainda ligação com os cuidados de saúde primários da ULS e integrará a componente de monitorização da saúde e da percepção de saúde dos utentes. «Vai permitir aos doentes, por exemplo na diabetes e na cardiologia, dizerem como se sentem, para nos ajudar a perceber o seu estado de saúde e monitorizar os serviços prestados», exemplificou.
Na abertura do “eHealth Fórum”, no auditório dos HUC, Alexandre Lourenço apontou a sustentabilidade financeira como principal desafio coletivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sublinhando a necessidade de novos modelos de cuidados.

Suplementos Temáticos