Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Escadas Quebra Costas vão ser palco de concertos de jazz


Quarta, 24 de Julho de 2024

 A 15.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, continua a animar a cidade de Coimbra até o dia 31 de agosto. As escadas Quebra Costas, são o local de eleição para a realização dos 12 últimos concertos do festival, sendo estes totalmente gratuitos e começando sempre a partir das 22h00.
Na próxima quinta-feira e sexta-feira, o monumento histórico de Coimbra, vai receber o Zzaj Trio, grupo composto pelo pianista Carlos Azevedo, Nelson Cascais no contrabaixo e pelo baterista Paulo Bandeira.
Para dar início ao mês de agosto com muita animação, nos dias dois e três, o AP Quarteto, vai apresentar o disco “Nu”, que «explora a simplicidade melódica, o rigor formal ou ambientes e texturas contrastantes», refere nota à imprensa.
Já nos dias nove e dez de agosto, Coimbra vai receber o trio os “THEMANDUS”, com o seu trabalho homónimo “Por­ta-Jazz”, que venceu o concurso internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (UA).
No seguimento da programação, nos dias 16 e 17 do mesmo mês, será a vez do Quarteto João Freitas, animar as escadas Quebra Costas, ao apresentar o seu quarto álbum, lançado em 2023.
Vai dar um concerto a 23 e 24 de agosto o Trio Paulo Santo, composto por Francisco Brito no contrabaixo, Paulo Santo no vibrafone e pelo baterista Pedro Felgar, «alguns dos mais conceituados e originais músicos de jazz portugueses da nova geração», refere nota. Apresentando temas do seu álbum de estreia. Para terminar o mês de agosto e a 15ª edição do festival, o Quarteto Miguel Valente, vencedor do concurso de Jazz Internacional de Aveiro de 2021, vai se apresentar nos dias 30 e 31 de agosto.
Relembre-se que o Festival das Artes QuebraJazz, começou no passado dia 17 de julho, com uma programação de 34 momentos culturais, em diversos espaços da cidade, tendo contado com a participação de cerca de 180 músicos e artistas.
Este surgiu através da parceria entre a Fundação Inês de Castro e o Quebrajazz, contando com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Os momentos artísticos nas Escadas Quebra Costas, integram ainda o Verão a 2 Tempos-Epicentro.

Suplementos Temáticos