Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cantanhede enaltece “percursos de vida geradores da força coletiva”


Sexta, 26 de Julho de 2024

A sessão solene do Dia do Município de Cantanhede serviu, nas palavras de Helena Teodósio, para «enaltecer os percursos de vida que são geradores da força coletiva» com que no concelho se encaram os desafios.
A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede referia--se às homenagens que foram prestadas ao longo da cerimónia aos funcionários do município e da Inova-EM, que completam 25 anos de serviço, prestando, deste modo, «um singelo, mas justo tributo a quem durante esse período serviu a causa pública e o processo de desenvolvimento do concelho de Cantanhede», aos funcionários que se aposentaram ao longo do último ano e a três personalidades que «merecem efetivamente o reconhecimento do município de Cantanhede, todos eles por terem estado associados a projetos da maior relevância» para o território (Carlos Faro, Euclides Pires e Helena Henriques).
A autarca, todavia, não deixou de efetuar um pequeno balanço do trabalho que o executivo que lidera tem vindo a desenvolver nos últimos tempos. «Vale a pena assinalar o ciclo de grandes investimentos que está em curso no reforço da coesão territorial e a cerca de meia centena de projetos de equipamentos coletivos em execução, ou em vias disso, nas áreas da educação, saúde e ação social, requalificação urbana e viária da cultura e do desporto», sintetizou.
Ao nível da dinamização da base económica, Helena Teodósio deu ênfase ao «incremento muito entusiasmante com o aumento da instalação de empresas no concelho», um aumento a que o município tem «procurado dar resposta adequada, através da ampliação das zonas industriais».
«Só no último ano e meio, o município investiu quase dois milhões de euros na execução de infraestruturas em zonas industriais e também desde 2022 a autarquia já procedeu à venda de 38 lotes a empresas, sendo de assinalar ainda que nesse período várias unidades industriais iniciaram atividade», frisou.
No fundo, diz, este é um «indicador que ajuda a compreender o que se está a passar em Cantanhede no plano económico e social» e que se está a refletir no «aumento consistente do número de alunos inscritos nos diferentes níveis de ensino das escolas» do concelho.
Na sua intervenção, Emílio Torrão considerou que este tipo de cerimónias «honram o passado, refletem o presente e projetam o futuro». O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) mencionou as «estratégias e parcerias implementadas» no desenvolvimento de Cantanhede, que, na opinião do responsável, «cria uma região próspera e um ambiente de progresso e cooperação». No futuro próximo, afirmou Emílio Torrão, Cantanhede terá «um volume de investimentos sem precedentes».
Já João Pais de Moura, presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede, falou dos homenageados e das dinâmicas que estão a ser impressas, nas mais variadas áreas, para o desenvolvimento do território.

Suplementos Temáticos