Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Catarina Costa Judoca entra hoje (9h00) em ação


Sábado, 27 de Julho de 2024

«Ansiosa por pisar o tapete olímpico, sentir a atmosfera especial da competição e dar o meu melhor neste palco único». As palavras são da judoca academista Catarina Costa, veiculadas através das redes sociais do Comité Olímpico de Portugal (COP), e terão sido proferidas 24 horas antes da conimbricense ascender ao tatami e iniciar a competição nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em que vai bater-se pela medalha, como afirmou em algumas ocasiões, isto após já ter sido 5.ª classificada em Tóquio 2020 e alcançado o diploma.

Hoje, bem cedo (logo às 9h00), certamente que a ansiedade se transformará em adrenalina e é o momento de todo o treino destes quatro anos, todos os aprontos, estágios, combates e preparações de uma vida desportiva, irem a combate por parte da aluna da Medicina da Universidade de Coimbra. A 7.ª classificada do ranking mundial quererá, naturalmente, entrar bem diante da germânica Katharina Menz.

Katharina tem 33 anos e muita experiência no circuito mundial com várias medalhas em Grand Prix e Grand Slam, uma medalha de bronze europeia e uma de prata mundial na categoria de -48 kg. A última vez que as duas se defrontaram foi a 6 de outubro de 2022, no Campeonato do Mundo de Tashkent, e a alemã foi mais forte. Em 2019, em duelo das “meias” do Grand Slam de Brasília (Brasil), foi Catarina a bater Menz. No mesmo ano, mas a contar para o Grand Prix de Marraquexe, Katharina (a alemã) voltou a levar a melhor. No ano de 2018, em “desafio” do Grand Prix de Agadir, nas “meias” da competição, foi a atleta da Académica a “sorrir”. A primeira vez que se defrontaram foi a 3 de junho de 2017, no Mundial de Bucareste, com a germânica a “celebrar”. Em 2024, Catarina venceu oito dos 13 combates que fez (61,8%) enquanto Menz apenas se superiorizou em cinco compromissos de 14 (35,7%).

Resumindo, foram cinco os combates entre as duas judocas com a universitária conimbricense a impor-se em dois “embates” e a ter perdido em três ocasiões.

Caso supere a adversária germânica, como todos desejamos, segue-se um combate diante da vencedora do confronto Gabriela Narvaez (paraguai) e Virginia Aymard (Gabão). A Pool C conta ainda com Baasankhuu Mglbavuudorj (Mongólia), Katruna Esposito (Malta), Ka Lee Wong (Hong Kong) e Katharina Tanzer (Áustria).

Suplementos Temáticos