Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ministra considera Festas do Bodo uma referência no país


Sábado, 27 de Julho de 2024

«O encontro, a comunhão e a partilha» que as seculares Festas do Bodo, em Pombal, proporcionam, foram aspetos destacados pela Ministra da Juventude e Modernização, que se referiu ao evento como «uma referência no país».
Na sessão solene de abertura das Festas do Bodo, que se realizou ontem, a governante considerou «fascinante» a forma como os pombalenses e os residentes vivem o evento, lembrando os emigrantes que por esta altura «reencontram as suas famílias e a sua terra».
Durante a sua intervenção, Margarida Balseiro Lopes, realçou que o município de Pombal é um dos bons exemplos no que diz respeito aos apoios prestados às famílias, aos jovens casais e à juventude. «Por muito trabalho que o Estado Central faça precisamos também muito do papel dos municípios e Pombal também aqui se destaca», salientou a governante, reconhecendo o apoio do município aos casais que «querem arrendar casa» e aos incentivos à natalidade. «Nós precisamos dos jovens cá e precisamos deles cá, porque as nossas empresas precisam do seu talento e do seu trabalho», acrescentou.
A ministra reconheceu algumas das preocupações do concelho, nomeadamente, o tão desejado funcionamento da Unidade Internamento de Cuidados de Convalescença no Hospital Distrital de Pombal. «O Estado Central tem de fazer a sua parte e o Ministério da Saúde e das Finanças estão a acompanhar para que possa abrir e para que possamos usar estes recursos que precisamos tanto», garantiu.
Por outro lado, Margarida Balseiro Lopes lamentou os «muitos acidentes» rodoviários que têm acontecido no IC2, reconhecendo a necessidade da sua requalificação. «Há um investimento de cerca de 17 milhões de euros no âmbito do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência]. Contamos poder reabilitar o troço entre Meirinhas e Pombal com início previsto a partir do mês de outubro deste ano», assegurou.
Por seu turno, o presidente do município de Pombal, Pedro Pimpão, aproveitou a ocasião para lembrar alguns projetos pioneiros em curso, nomeadamente, ao nível da educação, com o investimento de 800 mil euros em duas novas creches, no Grou e em Assanha da Paz.
O autarca pombalense anunciou ainda que o Parque Verde do Louriçal será inaugurado «nas próximas semanas» e que a autarquia irá avançar com a obra de prolongamento do corredor ribeirinho junto ao rio Arunca até Vermoil, um percurso total de 10 quilómetros de via pedonal e ciclável.
Pedro Pimpão revelou também que será apresentado no dia 5 de agosto, o projeto do Parque Verde Urbano de Pombal, com 61 mil metros quadrados, um «sonho antigo da comunidade» que o autarca prometeu concretizar.
Segundo adiantou o autarca, a obra de requalificação da Zona Industrial de Abiul será inaugurada na próxima semana e já foi submetida, no âmbito do PT2030, uma candidatura de 4,6 milhões de euros para ampliação da Zona Industrial da Guia.
Na sua intervenção, Pedro Pimpão reconheceu ser «crucial» incentivar o «desenvolvimento de competências nos jovens» proporcionando-lhes «oportunidades para que se envolvam na região».
Considerando que «o Bodo atravessa gerações», Pedro Pimpão garantiu que o evento «é um dos maiores símbolos» da identidade, cultura e tradição pombalense. «O Bodo é uma oportunidade única em que nos reunimos para relembrar as nossas raízes, homenagear os nossos antepassados e renovar os laços de amizade e solidariedade que fortalecem a nossa comunidade», salientou.
Depois da sessão solene foi inaugurado o Pombal Cowork, um espaço «diferenciador» que visa acolher nómadas digitais 'freelancers’, trabalhadores em regime de teletrabalho e criar novas oportunidades para os jovens.
De relembrar que as Festas do Bodo prosseguem hoje e terminam na terça-feira, com um programa alargado de sugestões, que vai desde a música, à vertente religiosa e económica.

Suplementos Temáticos